LineageOS 17.1 lançado com base no Android 10 e traz recursos exclusivos

E foi lançado o LineageOS 17.1 com base no Android 10 e que traz recursos exclusivos. Confira as novidades dessa importante atualização.

O LineageOS é um sistema operacional baseado no Android. Na verdade ele é uma ROM customizada da plataforma móvel Android para smartphones e tablets. Lançado inicialmente em dezembro de 2016, ele é o sucessor, ou derivado, do sistema CyanogenMod.

LineageOS 17.1 lançado com base no Android 10 e traz recursos exclusivos
LineageOS 17.1 lançado com base no Android 10 e traz recursos exclusivos

O LineageOS é conhecido por ser uma das melhores ROMs personalizadas existentes no mercado, graças à estabilidade, aparência do Android e às atualizações frequentes que oferece aos dispositivos Android.

Seus muitos seguidores também podem ser creditados à confiança dos usuários nos desenvolvedores, uma vez que vários deles chegaram do projeto CyanogenMod.

Agora, os desenvolvedores do LineageOS, as mentes por trás da popular ROM personalizada do Android, finalmente anunciaram o LineageOS 17.1.

Novidades do LineageOS 17.1

LineageOS 17.1 é baseado no Android 10 e suporta uma longa lista de dispositivos.

O esquema de nomenclatura peculiar é porque o lançamento se baseia na primeira queda de recursos do Pixel em dezembro, daí o LineageOS 17.1 e não o LineageOS 17.

A nova versão do LineageOS 17.1 oferece vários recursos interessantes e exclusivos, juntamente com o pacote de recursos do Android 10.

A compilação inclui um aplicativo ThemePicker recém-preparado para alterar a cor de destaque de todo o sistema, as formas de ícone no painel de notificação, as fontes do sistema e muito mais.

Agora há suporte para sensores de impressão digital na tela. Além disso, há autenticação biométrica para ocultar ou bloquear aplicativos no iniciador.

Outras alterações incluem funcionalidade parcial de captura de tela, suporte para câmeras pop-up e rotativas, tela WiFi, novos emojis no teclado AOSP e muito mais.

Uma mudança significativa, começando com a nova compilação, é que a recuperação do LineageOS será a opção padrão para instalar a ROM personalizada.

Segundo os desenvolvedores, a medida é tomada para “otimizar o processo e evitar a necessidade de coordenar os lançamentos”.

A instalação da atualização, como de costume, exige que os usuários atualizem a versão em flash e sigam outras etapas de instalação de uma ROM personalizada.

A lista de dispositivos suportados, por enquanto, inclui alguns dispositivos de última geração e dispositivos de orçamento.

Para citar alguns, há o Pocophone F1, vários dispositivos OnePlus (7Pro, 6T, 6, 3/3T), Xiaomi Mi 6, Xiaomi Mi 8, Asus Zenfone 6.

Para saber mais sobre essa versão do LineageOS, acesse o nChangelog.

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.