Linux Mint 19.1 Beta lançado – Confira as novidades e baixe

Clement Lefebvre, líder do projeto Mint, anunciou a disponibilidade do Linux Mint 19.1 Beta. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.


O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia opcional opcional.

Linux Mint 19.1 Beta lançado - Confira as novidades e baixe
Linux Mint 19.1 Beta lançado – Confira as novidades e baixe

Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacotes baseada na web.

O Linux Mint é compatível com os repositórios de software do Ubuntu.

Novidades do Linux Mint 19.1 Beta

A versão beta do Linux Mint 19.1 Tessa apresenta uma lista atualizada de refinamentos de software, usabilidade e interface do usuário, além de um visual novo e elegante.

Sobre o beta, o líder Clement Lefebvre disse o seguinte:

“Estamos contando com você para nos ajudar a encontrar bugs e nos ajudar a consertá-los. Este é um momento emocionante para todos nós e esperamos que você aproveite e divirta-se com o novo lançamento.”

Quando estável, o Linux Mint 19.1 será a 29ª versão nomeada do Linux Mint e o primeiro lançamento pontual da série 19.x, baseada no Ubuntu 18.04 LTS Bionic Beaver.

O Linux Mint 19.1 também é uma versão de suporte de longo prazo (LTS). Ele receberá atualizações críticas e correções desde o lançamento até 2023.

Recursos do Linux Mint 19.1 Beta

O Linux Mint 19.1 apresenta uma série de melhorias notáveis, mas poucos novos recursos importantes (exceto pelo novo layout de área de trabalho).

O gerenciador de arquivos do Nemo está 3x mais rápido do que antes, graças ao Mint, para otimizações de código, e pega a habilidade de ativar ou desativar miniaturas por diretório.

Linux Mint 19.1 Beta lançado - Confira as novidades e baixe

O número de utilitários de aplicativos e configurações teve uma limpeza visual, com muitos layouts aprimorados esportivos, barras de cabeçalho, barras laterais e muito mais.

Entre eles, a ferramenta utilitária Software Sources, que agora tem uma barra lateral Xapp e uma barra de cabeçalho.

O aplicativo de configurações da área de trabalho recebeu um layout aprimorado que facilita o ajuste do espaçamento da grade, enquanto o Gerenciador de Atualizações facilita a remoção de kernels não utilizados e o status do suporte ao kernel Linux.

Xapps atualizados – o nome dado aos forks de aplicativos conhecidos do Linux mantidos pelo Mint- também incluem uma nova versão do Xreader (visualizador de PDF) que melhora a aparência das miniaturas, visualizações de páginas e bordas de páginas, além de melhorar o status bar em Xed (editor de texto).

No lado visual da coisa há uma nova variedade de papéis de parede, enquanto o tema Mint-Y agora está disponível com uma opção de cor de destaque em todas as variantes, incluindo cores Azul, Cinza, Laranja, Vermelho, Areia e Marrequinha.

Finalmente, o Mint Welcome agora tem uma configuração de firewall para ajudar os novos usuários a melhorarrem a segurança do sistema.

Novo layout da área de trabalho

Linux Mint 19.1 Beta lançado - Confira as novidades e baixe

A mudança de destaque do Linux Mint 19.1 é seu novo layout de desktop.

Embora esteja longe de ser revolucionário – os usuários não-Mint podem jogar a diferença entre a imagem acima e a abaixo – o novo layout certamente parece mais limpo, mais nítido, mais moderno – sem dúvida ajudou em grande parte devido ao uso do Tema Mint-Y-Dark Cinnamon.

No entanto, as mudanças são mais do que superficiais.

O novo layout do painel da Mint agora usa um applet de lista de janelas que agrupa janelas de aplicativos por padrão.

Os usuários do Windows 10, ou do MacOS, ou das distribuições Linux baseadas no GNOME, não acharão essa mudança muito estranha, mas as que foram definidas nos modos antigos do Mint acharão!

A lista de janelas mostra um único ícone por aplicativo, independentemente de quantas janelas ele tenha aberto:

Linux Mint 19.1 Beta lançado - Confira as novidades e baixe

Agrupamento de janelas no Cinnamon

O novo painel também é maior (40px) e mais escuro que o layout tradicional da área de trabalho e usa ícones simbólicos na bandeja do sistema (agora menor).

Tamanhos de ícones para as três áreas do painel (menu e lançador, lista de janelas e bandeja do sistema) podem ser ajustados ou definidos individualmente, e cada zona agora usa tamanhos de ícone melhores para uma exibição mais nítida e clara.

Por padrão, o Cinnamon possui um painel sombrio grande de 40px, onde os ícones parecem nítidos em todos os lugares e onde eles escalam nas zonas esquerda e central, mas são restritos a 24px à direita (onde estão a bandeja do sistema e os ícones de status).

Se você preferir a maneira como as coisas eram, agora não entre em pânico. A aparência antiga, o comportamento da janela e o fluxo de trabalho ainda estão disponíveis, com uma opção para ativá-lo no utilitário Mint Welcome.

Baixe e experimente o Linux Mint 19.1 Beta

A imagem ISO do Linux Mint 19.1 Beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.