Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

LXQt 0.16 lançado com muitos novos recursos distribuídos em componentes

E foi lançado o ambiente desktop LXQt 0.16 com muitos novos recursos distribuídos em componentes. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

LXQt é resultado da fusão entre os projetos LXDE-Qt e Razor-qt: um ambiente de desktop leve, modular, super rápido e fácil de usar. Esse ambiente é uma boa opção para quem não quer ficar no Unity/Gnome ou quer experimentar novos ares.

Ele usa o gerenciador de janelas Openbox, gerenciador de arquivos PCManFM-Qt (que é um port em qt do PCManFM), o painel de desktop razor-panel, bem como outros itens Qt, como seus Core Components.

LXQt é o desktop leve usado por sistemas operacionais que não buscam muitas opções de personalização ou produtividade, mas sim focados no desempenho.

Esse ambiente gráfico usado por distribuições como o Lubuntu ficou praticamente congelado por mais de um ano.

Em abril, o projeto lançou uma grande atualização, e parece que eles não querem voltar tanto tempo sem lançar destaques, então eles lançaram o LXQt 0.16.0 recentemente.

E vem com muitos novos recursos distribuídos em componentes, como seu painel, seu aplicativo de configuração, gerenciamento de energia ou seu emulador de terminal.

Novidades do LXQt 0.16

LXQt 0.16 lançado com muitos novos recursos distribuídos em componentes

Abaixo você encontra a lista das novidades mais marcantes que chegaram junto com a nova parcela deste desktop.

Para saber mais sobre essa versão do LXQt, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o LXQt

O LXQt 0.16.0 agora está oficialmente disponível, mas no momento em que este artigo foi escrito, ele está apenas na forma de código.

Os usuários interessados ​​podem baixá-lo deste ou deste outro link para instalação manual.

Nas próximas semanas, os sistemas operacionais que utilizam este desktop começarão a adicionar a nova versão como atualização, desde que sua filosofia o permita.

Em sistemas operacionais como o Lubuntu, você terá que esperar pelo menos até o lançamento do Lubuntu 21.04 Hirsute Hippo, que ocorrerá em 22 de abril de 2021.

Sair da versão mobile