Como matar processos zumbis no Linux usando o terminal

Como matar processos zumbis no Linux usando o terminal
Como matar processos zumbis no Linux usando o terminal

Se você está tendo problema com programa que ocupam espaço e desestabilizam o seu sistema, veja como matar processos zumbis no Linux usando o terminal.

Embora os repositórios do Ubuntu e de outras distros contenham programas muito poderosos e estáveis, pode acontecer que durante uma sessão de trabalho sejam criados processos zumbis.

Como matar processos zumbis no Linux usando o terminal

Processos ou programas zumbis são programas que não funcionam, mas consomem recursos do computador.

Esses processos podem tornar o computador mais lento e até parar de funcionar, se o processo for muito importante ou ocupar muito espaço na memória do sistema.

Você pode resolver este problema de operação usando um programa gráfico ou comandos terminal. Graficamente, isso pode ser feito através do System Monitor ou qualquer outro app gerenciador de tarefas/processos.

Pessoalmente, eu prefiro resolver esses processos zumbis através do terminal porque consome menos recursos e carrega menos o sistema operacional.

Como matar processos zumbis no Linux usando o terminal

Para matar processos zumbis no Linux usando o terminal, primeiro temos que executar o comando top que nos mostrará todos os processos que estão ocorrendo no Ubuntu.

Assim que tivermos as informações, veremos o número de processos zumbis que o sistema operacional possui; mas isso não nos diz quais são os processos.

Para saber disso, temos que executar o seguinte código no terminal:

ps axo stat,ppid,pid,comm | grep -w defunct

Depois de executar isso, no terminal, veremos o nome e o número de processos zumbis que o sistema possui.

Agora temos que matar todos os processos zumbis para que o sistema fique livre deles. Para isso, é necessário que executar no terminal o seguinte comando com cada processo zumbi:

sudo kill -9 NÚMERO DO PROCESSO

Isso vai matar o processo, mas temos que fazer um de cada vez.

Quando terminar, você perceberá como o Ubuntu funciona corretamente ou de forma mais rápida e eficiente.

Um pequeno truque para melhorar o funcionamento do Linux a longo prazo, consiste em localizar esses processos zombie e relacioná-los aos programas que os gerou.

Sabendo que um determinado programa sempre gera processos zumbis, em seguida, substitua ele por uma alternativa equivalente.

Isso evitará problemas com processos zumbis, deixará seu sistema mais estável e responsivo, e você nem mesmo precisará usar comandos no terminal.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile