Melhore sua conexão com a Internet testando novos DNS

A Internet está lenta além do normal e não é culpa do provedor? Melhore sua conexão com a Internet testando novos DNS e resolva isso.

Normalmente, quando temos problemas com a conexão de Internet logo lembramos do provedor de acesso e cobramos dele e cobramos uma solução. Mas as vezes, problemas sutis (ou não) de velocidade podem ser resolvidos com apenas com a mudança do servidor DNS usado pelo computador ou dispositivo mobile.

Melhore sua conexão com a Internet testando novos DNS
Melhore sua conexão com a Internet testando novos DNS

Melhore sua conexão com a Internet testando novos DNS

O uso de novos DNS como alternativa aos oferecidos pela sua operadora é uma boa maneira de melhorar a conexão com a Internet nas áreas de desempenho, segurança e outras. Lembramos-lhe como testar e utilizar o melhor, dependendo do seu fornecedor de acesso ou da sua localização geográfica.

O que é o DNS?

DNS (Domain Name System) é um protocolo Internet utilizado por computadores, serviços ou qualquer recurso ligado à rede de redes. Ele tem vários usos, mas o mais importante é resolver o IP da página web ou serviço que usamos.

Para fazê-los funcionar, existem servidores DNS, equipes dedicadas que atuam como um meio de intercomunicação entre nós e as páginas web que queremos visitar.

Eles têm enormes bases de dados nas quais as relações entre domínios e seus respectivos endereços IP são registrados.

Quando tentamos conectar-nos, por exemplo, a uma página web como www.google.com, o pedido é enviado ao DNS para que eles “traduzam” ou “resolvam” essa URL.

O Google.com é obviamente um endereço mais amigável e mais fácil de lembrar do que o endereço IP real, que neste caso corresponde aos pares de números 173.194.41.24, que são os que o nosso computador e/ou equipamento de comunicações compreende e com os quais trabalha.

Vantagens de testar novos DNS

Cada serviço DNS leva um certo tempo para resolver a conversão e adicionou tudo, às vezes encontramos uma diferença abismal no desempenho. É aí que reside uma das melhorias na utilização de alternativas, embora não seja a única, como veremos mais tarde.

A realidade é que existem servidores DNS de terceiros (incluindo os de outros operadores) que podem ser mais rápidos do que os do seu próprio ISP.

Citad entre as mais utilizadas, confiáveis, gratuitas e atualizadas para as mais recentes tecnologias de DNS Público do Google, OpenDNS, ou Cloudflare ou outras mais especializadas para acessar conteúdo geoblocado, como DNS Jumper, UnoDNS e Unblock-US.

Como o desempenho do DNS depende de vários fatores, incluindo localização geográfica, é melhor testá-los com ferramentas de terceiros.

Uma das mais apreciadas pela sua simplicidade e eficiência é a Namebench. É um benchmark gratuito disponível para Windows e também pode ser usado em macOS ou Linux usando Wine. O software está disponível gratuitamente no site da GRC e não requer instalação. Seu uso é muito simples com o próximo passo a passo:

  • Baixe o pequeno aplicativo (apenas 166 KB) e execute-o.
  • Clique na guia “Nameservers” para selecionar a tela principal de referência e as páginas de dados.
  • Clique no botão “Run Benchmark” para executar os benchmarks de teste e testar o DNS no seu computador. 
  • Se você estiver interessado, clique na guia “Conclusões” para obter detalhes completos do teste.
  • O mais interessante e gráfico você encontrará em “Nameservers > Response Time”. Se você mantiver a opção “Classificar mais rápido primeiro” marcada, você verá o melhor DNS do teste por tempo de resposta, status, provedor e localização.

E você já usou DNS para melhorar a conexão com a internet?

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.