Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Melhorias no ZFS e no Zsys já estão em andamento no Ubuntu 20.04

Depois de aparecer como uma opção experimental no Ubununtu 19.10, as melhorias no ZFS e no Zsys já estão em andamento no Ubuntu 20.04 LTS.400 dolares

Não foi a primeira vez nem será a última coisa que acontece, mas a Canonical disse que o Ubuntu 19.10 Eoan Ermine incluiria suporte ao ZFS como root e, apesar de ter chegado, o fez em uma fase inicial com os melhores recursos desativados.

Melhorias no ZFS e no Zsys já estão em andamento no Ubuntu 20.04

Melhorias no ZFS e no Zsys já estão em andamento no Ubuntu 20.04

Já está confirmado que essas melhorias chegarão no Ubuntu 20.04 Focal Fossa, mesmo no Kubuntu que ainda não inclui a possibilidade de instalação no ZFS, e já se sabe que os primeiros passos foram dados para tornar isso realidade.

No momento, o Ubuntu 19.10 permite instalar o sistema operacional com o sistema de arquivos ZFS como root através do instalador Ubiquity, mas usando o disco rígido inteiro.

Para o Ubuntu 20.04, espera-se que ele também possa ser usado como em outros sistemas de arquivos, como o EXT4, ou seja, usando/criando partições. De fato, a ausência dessa opção é surpreendente ao iniciar o instalador do Eoan Ermine.


Em 30 de outubro, foi aberta uma petição para fazer alterações na opção de instalação do sistema com o sistema de arquivos ZFS.

As opções para a instalação no ZFS e o LVM existente estão marcadas como “funções avançadas”, o que resultará na possibilidade mencionada de tratar a instalação no ZFS como as tradicionais que usamos nos últimos anos.

Os cartões Zsys também estão em destaque na chegada ao Ubuntu 20.04.

Entre o que podemos fazer, temos que instalar o GRUB em uma partição do sistema EFI, redimensionamento dinâmico/inicialização, arranjos de integração do GRUB e desmontagem/desligamento adequados. Ainda há trabalho a ser feito, mas os primeiros passos já foram dados.

Além disso, o Ubuntu 20.04 Focal Fossa será a próxima versão LTS do Ubuntu e todos os seus sabores oficiais.

Ele será suportado até 2025 e o ZFS como root completo, o que permite, entre outras coisas, criar pontos de controle, será uma das suas funções mais destacadas.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo