Minimal Phone, um smartphone com tela E Ink, teclado e Android

Conheça o Minimal Phone, um smartphone com tela E Ink, teclado e Android. Confira os detalhes e especificações desse interessante gadget.

A maioria dos smartphones modernos possui telas sensíveis ao toque grandes e coloridas e não possui teclados físicos. O Minimal Phone contraria ambas as tendências.

Ele pega dois recursos de nicho e os combina em um único dispositivo: é um smartphone com Android com tela E Ink quadrada e teclado QWERTY.

Minimal Phone, um smartphone com tela E Ink, teclado e Android

Minimal Phone, um smartphone com tela E Ink, teclado e Android
Minimal Phone, um smartphone com tela E Ink, teclado e Android

Na verdade, você ainda não pode comprar este telefone, mas o desenvolvedor diz que o design está finalizado e uma campanha de crowdfunding está marcada para ser lançada no início de fevereiro.

O nome do telefone vem de uma versão personalizada do Android otimizada para telas E Ink em preto e branco de baixo consumo de energia e alto contraste com baixas taxas de atualização.

As vantagens desse tipo de tela incluem o fato de ser agradável aos olhos e altamente visível sob luz solar direta, já que a E Ink pode ser visualizada sem luz de fundo.

A tela também não consome muita energia, já que a E Ink pode exibir uma imagem estática indefinidamente, mesmo sem energia alguma. Ele só usa eletricidade quando a imagem na tela é alterada.

A empresa por trás dos telefones diz que os usuários devem esperar até 4 dias de duração da bateria de 4.000 mAh.

Minimal Phone, um smartphone com tela E Ink, teclado e Android
Minimal Phone, um smartphone com tela E Ink, teclado e Android

Mas há desvantagens: não espere usar esse tipo de smartphone para assistir vídeos ou jogar jogos que envolvam muito movimento. Você provavelmente pode fazer isso, mas provavelmente não será divertido. De forma alguma.

Apesar do foco na simplicidade, em um recente Reddit AMA, o fundador da Minimal Company, Andre Youkhana, diz que o telefone deve incluir recursos modernos, incluindo:

  • Visor iluminado com entrada de toque capacitivo
  • Suporte para RCS
  • Suporte para WiFi, Bluetooth e rede celular global
  • Sistema operacional baseado em Android com suporte para a maioria dos aplicativos Android
  • Câmera
  • 5 anos de atualizações de software (espero)

Youkhana diz que a empresa está trabalhando com um fabricante bem estabelecido, o que também poderia ajudar a facilitar as certificações do Google e das operadoras sem fio, sugerindo que o telefone poderia ser fornecido com a Google Play Store e outros serviços móveis do Google, embora eu suspeite que isso não esteja definido ainda, dado o design e a tela incomuns do telefone.

Também não está claro como isso se enquadra na promessa da empresa de que o telefone virá com um pequeno conjunto de aplicativos pré-instalados e selecionados, projetados para minimizar a coleta de dados.

O Google normalmente exige que os fabricantes de telefones que desejam instalar a Play Store em seus dispositivos carreguem também vários outros aplicativos do Google, incluindo Gmail, Chrome, YouTube e Google Maps, nenhum dos quais é conhecido por não coletar muitos dados dos usuários.

A empresa também está “explorando” a inclusão de suporte para redes 5G, então neste ponto parece que o suporte 4G é uma aposta segura, mas 5G é um talvez.

Espera-se que o telefone mínimo meça 120 x 72 x 10 mm (4,7″ x 2,8″ x 0,4″), o que o torna muito pequeno para os padrões de smartphones modernos.

Minimal Phone, um smartphone com tela E Ink, teclado e Android
Minimal Phone, um smartphone com tela E Ink, teclado e Android

E espera-se que tenha um preço de varejo de US$ 400, o que o coloca diretamente em território intermediário, embora os apoiadores da próxima campanha de crowdfunding possam obter descontos.

Dito isto, este é um projeto que só virá ao mundo se a empresa arrecadar dinheiro suficiente com essa campanha de crowdfunding para fabricar pelo menos 3.000 unidades, e não enfrenta problemas imprevistos ao tentar transformar seus designs em um dispositivo real pronto para envio.

Portanto, este é definitivamente um daqueles casos em que você deve ter clareza sobre a diferença entre crowdfunding e pré-encomenda antes de sacar sua carteira.

Este não é um dispositivo 100% acabado de uma marca conhecida. É um produto totalmente novo de uma empresa totalmente nova que nunca entregou hardware antes.

Apoiar esta campanha é como fazer uma doação para ajudar aquela empresa a decolar, e, com sorte, receber um dos primeiros smartphones dessa empresa como recompensa pelo seu apoio.

Mas existem muitos projetos ambiciosos de crowdfunding que terminaram em fracasso sem cumprirem todas as suas promessas.

Ainda assim, este é tão estranho que espero que dê certo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.