Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Mir voltou a funcionar em smartphones, graças aos UBports

Uma imagem compartilhada no Mir News mostrou que o servidor gráfico Mir voltou a funcionar em smartphones, graças aos trabalho do projeto UBports.


O Mir é um software desenvolvimento pela Canonical Ltd. Ele é servidor gráfico para Linux que foi criado para substituir o X Window System, que ainda é usado no Ubuntu.
Mir voltou a funcionar em smartphones, graças aos UBports

O Mir foi anunciado pela Canonical em 4 de março de 2013, e foi sido desenvolvido para facilitar o desenvolvimento do Unity Next, a próxima geração da interface de usuário Unity.

Entretanto, quando a Canonical anunciou que estaria encerrando seu investimento no Unity 8, Mir, Ubuntu para celulares e tablets, e que não seguiria mais em seu objetivo de levar o sistema a “convergência”, isso deixou muita gente a pensar que o Unity (e o Mir) iria acabar.

Mir voltou a funcionar em smartphones, graças aos UBports

Então, como muitos de vocês já devem saber, enquanto a Canonical se desfaz de seus planos de smartphones Linux, eles continuam mantendo o servidor de exibição Mir.

Sim. O servidor Mir continua a ser desenvolvido com a funcionalidade Wayland, para casos de uso de IoT e desktop.

Mas no Mir news, Alan Griffiths compartilhou um novo site Mir, correção de bugs, progresso na integração aprimorada do Snap e um novo ramo edge para o desktop EGMDE.

Mas o mais interessante ddo compartilhamento foi pode ver o Mir voltando a rodar em smartphones.

Eles esperam que no ano que vem com o lançamento do Ubuntu Touch OTA-7 (previsto para janeiro), que ainda será baseado no Ubuntu 16.04, eles possam oferecer os mais recentes componentes do Unity 8 e do Mir para melhor suporte do Wayland e outras melhorias.

Resumindo: Um desenvolvedor do UBports compartilhou o mais recente ramo estável do Mir rodando em um celular Sony Xperia Z5 com o Ubuntu Touch do UBports.

Depois disso, é esperar para ver. Fiquem de olho no site que se houver alguma novidades, publicarei algo sobre o assunto.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile