Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Modem Apple 5G irá substituir o da Qualcomm no iPhone

De acordo com o Bloomberg, o Modem Apple 5G irá substituir o da Qualcomm, e com isso, aumentará a independência da Apple no quesito hardware.

O chip Apple M1 foi apenas o começo dos ambiciosos planos da Apple para seu silício customizado. Aparentemente, o próximo passo da empresa é substituir os modems Qualcomm atuais no iPhone por novos modems Apple 5G.

Modem Apple 5G irá substituir o da Qualcomm no iPhone

Modem Apple 5G irá substituir o da Qualcomm no iPhone

Com o chip M1 sendo lançado muito bem, às vezes superando até mesmo os chips concorrentes da Intel, a Apple agora busca a mesma exclusividade para o iPhone que acabou de aplicar ao Mac.

Segundo relatos, Johny Srouji, vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da Apple, anunciou aos funcionários que a empresa agora está trabalhando em seu próprio “modem celular interno”.

Essa mera divulgação foi suficiente para derrubar as ações da Qualcomm em 4,4%.

O que é um modem 5G/celular?

Representação do Qualcomm 5G modem

Um modem celular ou um modem 5G em um smartphone é o componente que o ajuda a se conectar à rede e usar os dados do celular.

Os modems celulares mais recentes são capazes de velocidades 5G, e um desses modems é o Qualcomm Snapdragon X55, que é usado no atual iPhone 12 e oferece recursos 5G.

Esses modems estão presentes em todos os nossos telefones e muitos dos nossos tablets. Na verdade, temos até alguns laptops que suportam um cartão SIM 4G LTE e não precisam de WiFi para se conectar à web.

A substituição dos modems Qualcomm pela Apple provavelmente abrirá a possibilidade de a Apple utilizar o suporte 5G stand-along na linha de MacBook. Ele pode utilizar o recurso via eSIM, assim como os atuais Apple Watches.

Se você está pensando que o pessoal da Apple acabou de acordar em 2020 e decidiu substituir os modems Qualcomm, você está enganado. Em abril de 2019, a Apple e a Qualcomm resolveram uma batalha legal de dois anos quando a primeira decidiu se decidir.

Três meses depois, em julho, a Apple adquiriu a divisão de modem para smartphones da Intel em um negócio de US$ 1 bilhão. Foi quando soubemos que era hora da Apple lançar seus próprios modems para substituir os da Qualcomm.

A atual linha do iPhone 12 está sendo criticada por sua baixa duração da bateria quando está executando 5G. A inclusão de um modem 5G externo pode ser o motivo desse dreno, obrigando a Apple a ir com seu próprio modem.

Modem Apple 5G: o que esperar?

O modem Apple 5G certamente abrirá novas possibilidades para a empresa. O recente chip M1 na linha de Mac permitiu que ele rodasse aplicativos iOS nativamente no Mac.

Assim, se o gigante de Cupertino decidir ir com seu próprio modem 5G, será capaz de criar algo com compatibilidade e consistência entre dispositivos.

A primeira coisa que podemos esperar do modem 5G da Apple é uma melhor duração da bateria do iPhone. É assim porque o mais recente chip Qualcomm Snapdragon 888 foi capaz de vencer a Apple em 5G por causa de um modem integrado.

Este modem também pode ser a próxima grande novidade para a próxima geração de processadores para iPhone.

Em segundo lugar, podemos esperar o mesmo chip com um modem 5G integrado no iPad e, provavelmente, uma pequena chance de um MacBook habilitado para 5G.

Porque porque não? Se a Apple está criando um modem que executa o iPhone, o iPad e provavelmente o Apple Watch também, pode muito bem melhorar o jogo com um MacBook habilitado para e-SIM 5G.

Sair da versão mobile