Mozilla demitirá 60 funcionários e quer concentrar esforços em IA

Em um recente anúncio da própria empresa, foi informado que a Mozilla demitirá 60 funcionários e quer concentrar esforços em IA.

A Mozilla Foundation é uma organização sem fins lucrativos dedicada à criação de software livre. Faltando pouco mais de dois meses para 2024, este se tornou o ano em que a Mozilla passou por uma série de mudanças internas que ainda não se sabe se serão para melhor ou para pior da organização.

E após a recente demissão de Mitchell Bakerl do cargo de CEO da Mozilla e com a nova nomeação de Laura Chambers como CEO que assumirá temporariamente (é mencionado que o será durante o resto do ano), numa nova estratégia movimento, a Mozilla anunciou um novo corte de força de trabalho, já que planeja demitir aproximadamente 60 funcionários e revisar sua estratégia de desenvolvimento de produtos.

Mozilla demitirá 60 funcionários e quer concentrar esforços em IA

Mozilla demitirá 60 funcionários e quer concentrar esforços em IA
Mozilla demitirá 60 funcionários e quer concentrar esforços em IA

Mitchell Baker anunciou sua renúncia ao cargo de CEO da Mozilla
Com esta ação da Mozilla, este seria o quarto episódio de demissões em massa realizado pela organização, com 320 funcionários demitidos em 2020 (250 + 70) e 50 em 2017.

Considerando que a Mozilla emprega entre 500 e 1.000 pessoas, essas demissões representará aproximadamente 5-10% da força de trabalho.

Menciona-se que este corte de pessoal visa reorientar a Mozilla para focar em áreas específicas, incluindo o uso de tecnologias de inteligência artificial no Firefox, como a integração de desenvolvimentos da Fakespot, empresa recentemente adquirida.

Para otimizar os processos de trabalho, menciona-se que está prevista a consolidação de equipas relacionadas com o serviço Pocket, preparação de conteúdos e inteligência artificial.

Não se espera que estas alterações afetem a MDN (Mozilla Developer Network), Mozilla Ads e Fakespot, nem haverá alterações nos departamentos jurídico, financeiro, operacional e de atividades de marketing.

Em termos de produtos, serão reduzidos os investimentos no Mozilla VPN, no serviço de e-mail anônimo Firefox Relay, no analisador de vazamento de dados pessoais Mozilla Monitor Plus e na rede social Mozilla.social.

Embora estes serviços não sejam totalmente encerrados, haverá uma redução do número de colaboradores que lhes estão afetos. Por outro lado, o Mozilla Hubs, sistema de chat 3D com elementos de realidade virtual, será totalmente fechado.

Por exemplo, recursos significativos foram inicialmente alocados para promover o Mozilla.social, mas uma análise mais aprofundada mostrou que esses recursos eram excessivos e que uma equipe menor poderia cuidar da manutenção da plataforma, reduzindo a promoção de recursos experimentais e concentrando-se na funcionalidade principal.

A decisão foi tomada para reduzir os investimentos em serviços relacionados à confidencialidade e segurança devido à alta concorrência nesses segmentos de mercado e à dificuldade de criar uma oferta única.

O fechamento dos Mozilla Hubs se deve ao recente declínio no interesse dos usuários em mundos virtuais 3D, especialmente fora dos domínios dos jogos e da educação.

Além disso, vale ressaltar que nas versões Nightly do Firefox, que serão utilizadas no Firefox 124 a partir de 19 de março, foi incluída a possibilidade de mostrar miniaturas de páginas ao passar o mouse sobre as abas.

Além da maquete, uma menção ao link exibido na aba também foi adicionada ao bloco de informações da aba. Ao mesmo tempo, o link na dica acima da guia está disponível no Firefox versão 123.

Por padrão, as visualizações em miniatura estão desabilitadas e exigem que a configuração “browser.tabs.cardPreview.enabled” em about:config seja habilitada.

Para controlar o atraso antes que a miniatura apareça, foi adicionada a configuração “browser.tabs.cardPreview.delayMs“, que é definida como 1000 ms por padrão, ou seja, a dica de ferramenta exige que o cursor permaneça no botão da guia miniatura por pelo menos um segundo.

Dentre as mudanças nas versões Nightly, destacam-se também:

  • Tempo de recuperação reduzido para um grande número de guias após uma reinicialização: Trabalho foi feito para reduzir o tempo que o Firefox leva para recuperar um grande número de guias após reiniciar o navegador. Isso melhorará a experiência do usuário ao reiniciar o Firefox com muitas abas abertas.
  • Melhorias de desempenho do Reader View: Melhor desempenho no Reader View, onde o aplicativo Slack foi desativado. Além disso, o design do tempo de leitura esperado foi atualizado e o desempenho foi otimizado escolhendo um tema escuro no modo leitor.
  • Aumento de desempenho na plataforma Linux: Foi alcançado um aumento de desempenho na plataforma Linux, com melhorias que variam de 2% a 11%. Isto foi conseguido desativando alguns mecanismos de proteção desnecessários contra ataques Spectre e Meltdown em modo isolado.

Por fim, se tiver interesse em saber mais sobre o assunto, pode consultar os detalhes no seguinte endereço.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.