Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Não quero usar Unity, prefiro o Fluxbox no Ubuntu

Quando se fala se de ambiente gráfico no Linux, opções não faltam. Quem não gosta de usar um, pode simplesmente instalar um ambiente alternativo. As vezes ele pode ser até muito mais leve, um bom exemplo disso é o Fluxbox.


O Fluxbox é um ambiente gráfico baseado no código do BlackBox 0.61.1, e também é um ambiente extremamente leve. Por conta disso, ele consome pouquíssimos recursos e consequentemente, é muito rápido.
Não quero usar Unity, prefiro o Fluxbox no Ubuntu

O ambiente também pode executar ações (como minimizar uma janela ou executar um comando predeterminado) em resposta a sequências de teclas.

O Fluxbox ainda provê ferramentas interessantes para gerenciamento de janelas como abas e agrupamentos.

Para completar, os arquivos de configuração do ambiente são fáceis de entender e editar, além de existirem centenas de temas para personalizar o Fluxbox e fazer a aparência do seu desktop ficar do jeito que você quer.

Mas não se deixe enganar por essa imagem da introdução, isso é apenas o ambiente básico que aparece depois da instalação. O FluxBox pode ser personalizado e ficar até mesmo como mostra essa outra imagem:

Conheça melhor essa série

Como instalar o ambiente Fluxbox no Ubuntu e seus derivados

Para instalar o ambiente Fluxbox no Ubuntu e poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Atualize o APT com o comando:

sudo apt-get update

Passo 3. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install fluxbox

Uma vez instalado, saia da sessão atual e quando aparecer a tela de login, clique no circulo ao lado do nome de usuário e escolha o Fluxbox na lista que será exibida.

Depois, entre com seu usuário e senha e ao terminar login, comece a experimentar o ambiente.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile