Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Não quero usar Unity, prefiro o LXDE no Ubuntu

Quem não gosta de usar o Unity, conta com uma boa quantidade de opções alternativas. Dentre as que mais se destacam está o LXDE. Se isso lhe interessa, conheça um pouco mais sobre ele e veja como instalar o ambiente LXDE no Ubuntu.


O LXDE é voltado principalmente para computadores com pouco poder de processamento, algo que mesmo com a queda do preços desse tipo de equipamento, ainda é comum no Brasil. Outra característica dele que pode ser útil, é o fato de sua aparência ser confortável para usuários que estão chegando do mundo Windows.

O LXDE, ou “Lightweight X11 Desktop Environment”, é um ambiente de área de trabalho extremamente rápido e ágil, que é mantido por uma comunidade internacional de desenvolvedores. Ele vem com uma bonita interface de usuário, suporte a múltiplos idiomas, atalhos de teclado padrões e características adicionais, como um gerenciador de arquivos com navegação em abas.

O LXDE exige menos da CPU e consome menos memória RAM. Ele é desenhado especialmente para computadores com especificações de hardware limitadas, como netbooks, dispositivos móveis ou computadores antigos. Mesmo que você não tenha um computador antigo ele também serve para seu PC moderno.

Conheça melhor o ambiente gráfico LXDE

Para saber mais sobre esse ambiente, clique nesse link.

Instalando o LXDE no Ubuntu e derivados

LXDE está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu e pode ser instalado usando a Central de programas do sistema.
Se preferir, você pode instalar o LXDE no Ubuntu, fazendo o seguinte:
Passo 1. Feche todos os seus aplicativos em execução;
Passo 2. Abra um terminal (pressionando as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora instale o ambiente com o comando:

sudo apt-get install lxde

Saia da sessão atual e quando aparecer a tela de login, escolha o LXDE. Entre com seu usuário e senha e depois comece a experimentar o ambiente.

Conheça melhor essa série

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sair da versão mobile