Como instalar o WindowMaker no Ubuntu e derivados

Se você que experimentar um ambiente gráfico mais antigo, leve e bem diferente, e você ainda não sabe qual é, estou falando do WindowMaker.

WindowMaker é um ambiente com um estilo bem diferente do que se está acostumado, com um toque de NEXTSTEP e influência de um brasileiro.

Não quero usar Unity, prefiro o WindowMaker no Ubuntu
Não quero usar Unity, prefiro o WindowMaker no Ubuntu

O Window Maker é um ambiente gráfico criado pelo brasileiro Alfredo Kojima seguindo conceitos do projeto AfterStep.

Ele tem uma interface estável e vem com um editor de configuração chamado WPrefs, o que elimina a necessidade de editar manualmente alguns arquivos de configuração baseados em texto.

Como instalar o WindowMaker no Ubuntu e derivados

O ambiente também é conhecido por ser configurável e amigável, parcialmente dado seu pequeno tamanho e simplicidade que o tornam relativamente fácil de entender.

A aparência padrão pode ser confusa para quem espera uma barra de tarefas e um menu iniciar, mas todas as aplicações podem ser acessadas através de um clique com o botão direito do mouse na área no fundo de tela, o que retorna o menu principal.

Usuários que preferem o teclado também podem usar a tecla F12 para chamar o menu de aplicação, e F11 para um menu de janelas.

Window Maker tem a reputação de ser relativamente rápido e eficiente, claro, quando comparado com muitos outros gerenciadores de janelas e sistemas operacionais.

Além disso, o Window Maker é bastante usado em máquinas mais antigas que obviamente possuem limitações em memória, processador e no espaço em disco.

Outras opções

Veja como instalar o ambiente WindowMaker no Ubuntu e seus derivados

Para instalar o ambiente WindowMaker no Ubuntu e seus derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Atualize o APT com o seguinte comando:

sudo apt-get update

Passo 3. Agora instale o ambiente usando o comando abaixo:

sudo apt-get install wmaker

Depois disso, saia da sessão atual, escolha a opção “Window maker” na tela de login, entre novamente e você já pode começar a experimentar o ambiente.

Desinstalando

Para desinstalar o ambiente WindowMaker no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Saia da sessão atual, entre em outro ambiente, e então desinstale o ambiente WindowMaker, usando os comandos abaixo;

sudo apt-get remove wmaker --auto-remove
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO