Navegador Dillo 3.1 foi lançado após um hiato de 9 anos

Criado em 1999, o navegador Dillo 3.1 foi lançado após um hiato de 9 anos. Confira as novidades dessa atualização.

Dillo é um navegador e software livre escrito em C usando a interface gráfica FLTK. Ele é multi-plataforma, pequeno, muito rápido.

Esse navegador foi lançado em Dezembro de 1999. Desde então passou por várias alterações, mudando de GTK para FLTK2 e deste último para FLTK.

Agora, ele foi trazido de volta à vida pelo desenvolvedor Rodrigo Arias Mallo depois de quase uma década, lançando a versão 3.1 com grandes melhorias.

Novidades do Navegador Dillo 3.1

Navegador Dillo 3.1 foi lançado após um hiato de 9 anos
Navegador Dillo 3.1 foi lançado após um hiato de 9 anos

Os destaques do Dillo 3.1 incluem suporte para elementos HTML flutuantes, que envolveu uma grande reformulação, suporte para OpenSSL, LibreSSL e Mbed TLS 2 e 3 para HTTPS por padrão, testes automáticos de renderização de HTML, manual Dillo aprimorado e estendido e um pipeline de CI para construa Dillo no Ubuntu, FreeBSD, macOS e Windows.

O navegador Dillo 3.1 também traz uma reformulação dos tamanhos dos widgets, suporte para largura mínima, largura máxima, altura mínima, altura máxima e exibição: elementos CSS de bloco inline, novas opções de configuração Adjust_min_width e Adjust_table_min_width, suporte para referências de caracteres HTML5, bem como melhor reconhecimento das datas dos cookies.

Dillo 3.1 também melhora a detecção de documentos XHTML, adiciona um modo http_force_https para forçar conexões HTTP através de HTTPS, adiciona suporte para a tag HTML

, expande o til inicial ‘~’ no plugin de arquivo, simplifica o estilo de página DPI dos marcadores e melhora legibilidade e melhora os links de pesquisa do DuckDuckGo.

Navegador Dillo 3.1 também adiciona uma opção scroll_step para controlar o passo vertical da roda do mouse e uma opção ui_tab_height para controlar a altura da guia e substitui a opção de configuração do sinalizador --enable-ssl por --enable-tls e ativa o suporte TLS por padrão para HTTPS.

Para melhorar a capacidade de resposta, Dillo agora dá menor prioridade às imagens ao solicitar recursos. Fora isso, os usuários agora poderão alternar as guias usando a roda do mouse por padrão. Claro, também há muitas correções de bugs e falhas.

Para saber mais sobre essa versão do Dillo, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Dillo

Dillo 3.1 está disponível para download na página do projeto no GitHub. Infelizmente, Dillo é fornecido apenas como um tarball fonte que você terá que compilar manualmente em sua distribuição GNU/Linux.

No momento em que este artigo foi escrito, os desenvolvedores não oferecem um pacote binário universal Flatpak, AppImage ou Snap, mas você pode instalá-lo a partir dos repositórios de sua distribuição.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.