Como navegar na web a partir do terminal Linux usando o Lynx

Como navegar na web a partir do terminal Linux usando o Lynx
Como navegar na web a partir do terminal Linux usando o Lynx

Se você quer acessar conteúdo na Internet sem usar um navegador moderno (e pesado), veja como navegar na web a partir do terminal Linux usando o Lynx.

Para todos aqueles curiosos do terminal no Linux ou para aqueles que fizeram a pergunta “é possível navegar na web a partir do terminal no Linux”, podemos dizer sim, se possível e isso já é possível há muito tempo.

Como navegar na web a partir do terminal Linux usando o Lynx

Então, para navegar na web a partir do terminal Linux precisamos usar o Lynx, que é completamente um navegador baseado em texto e que funciona em sistemas operacionais Unix, assim como na linha de comando do MS-DOS.

Ele tem 26 anos e é atualmente o navegador mais antigo que ainda está em desenvolvimento.

Embora o Lynx pareça inútil e antigo, ele é útil, especialmente quando você está trabalhando em um servidor Linux remoto e não tem acesso à interface gráfica, e precisa fazer algumas coisas.

Como navegar na web a partir do terminal Linux usando o Lynx

O navegador web Lynx não está configurado por padrão em nenhuma distribuição Linux, tanto quanto sabemos.

Por esta razão, para navegar na web a partir do terminal Linux, primeiramente, você deve instalar o Lynx, seguindo o procedimento abaixo.

Instalando o Lynx nas diferentes distribuições do Linux

Como o Lynx é um navegador bem conhecido, com muitos anos de suporte, a maioria das distribuições do Linux tem o pacote dele dentro de seus repositórios.

Para realizar uma instalação correta do Lynx no Debian, Ubuntu e qualquer outra distribuição derivada destes, teremos que abrir um terminal e nele iremos executar o seguinte comando:

sudo apt-get install lynx

No caso de usuários do Arch Linux, Manjaro, Antergos e qualquer outro sistema derivado dele, eles podem executar a instalação com o seguinte comando:

sudo pacman -s lynx

No caso do Fedora, RHEL, CentOS ou qualquer outro sistema derivado destes, o comando que eles devem usar para executar a instalação do Lynx é:

sudo dnf install lynx

Finalmente, para aqueles que são usuários de qualquer versão do openSUSE, eles poderão instalar este navegador com a ajuda do seguinte comando:

sudo zypper in lynx

Como navegar na web a partir do terminal Linux usando o Lynx

Como o navegador Lynx é baseado na linha de comando, todas as páginas Web são abertas especificando a URL antecipadamente.

Por exemplo, se você quiser visitar o Google, especifique-o com o seguinte comando:

lynx https://www.google.com

O navegador Web Lynx é basicamente manipulado por atalhos de teclado.

Então, para o seu uso, devemos começar a nos acostumar com eles. Vamos revisá-los brevemente, pois eles melhorarão significativamente a experiência de navegação no terminal.

Para começar, se você quiser deixar o site onde está e quiser mudar para um novo, pressione a tecla G no teclado.

Ou se você quiser retornar uma página, basta pressionar a tecla de seta para a esquerda no teclado. Para seguir um link, pressione a tecla de seta para a direita.

A rolagem no navegador Lynx é semelhante a muitos aplicativos de navegação modernos atualmente disponíveis no mercado.

Para navegar por uma página, pressione a tecla de seta para baixo no teclado e pressione a tecla de seta para cima para subir na página.

Agora, um caso bastante peculiar, é a informação que é exibida quando você visita um site, que na maioria das vezes hoje informa sobre o uso de cookies e outros.

Isso pode ser uma surpresa para muitos, mas para ver isso, simplesmente pressione a tecla A.

Concluindo

Enfim, o navegador Lynx é útil, mas complicado para a maioria dos usuários que não estão acostumados a uma forma de navegação na Internet baseada em texto.

Felizmente, o programa tem um manual detalhado que descreve todos os aspectos do navegador. Para ver o manual do Lynx no terminal, execute o seguinte comando:

man lynx

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile