Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

NetworkManager 1.28 lançado com várias correções e melhorias

E foi lançado o NetworkManager 1.28 com várias correções e melhorias e mais. Confira as novidade e veja como atualizar esse software.

Numerosas distribuições Linux são fornecidas com o NetworkManager por padrão para permitir que os usuários gerenciem conexões de rede, sejam elas Wi-Fi ou com fio ou VPN.

Agora, o lançamento da nova versão estável da interface para simplificar a configuração dos parâmetros de rede, NetworkManager 1.28.0, foi anunciado.

Esta versão 1.28.0 estava em estágio de desenvolvimento por várias semanas, mas o lançamento foi adiado devido a alguns problemas relacionados ao DNS.

Mas, sem mais delongas, a nova versão está aqui e, como tal, não tem grandes recursos, mas inclui muitas pequenas correções e melhorias.

Novidades do NetworkManager 1.28

NetworkManager 1.28 lançado com várias correções e melhorias

Nesta nova versão, podemos descobrir que o modo “rc-manager=auto” foi adicionado e habilitado por padrão, o que determina a presença de “systemd-resolve”, “resolvconf” e “netconfig” no sistema, e seleciona o escolha ideal para a configuração atual (“systemd-resolve” é selecionado primeiro, mas na configuração você pode mudar a prioridade em favor de “resolvconf” ou “netconfig”).

Outra mudança importante está no gerador initrd que permite especificar o endereço MAC para identificar a interface de rede e adiciona suporte para a criação de conexões Infiniband.

Além disso, é mencionado que a interface D-Bus “org.freedesktop.NetworkManager.Device” parou de suportar a propriedade anteriormente obsoleta “Ip4Address”, que agora sempre retorna zero.

Corrigidos problemas de construção do NetworkManager com LTO (Link Time Optimization) habilitado.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

Como atualizar para o NetworkManager

O NetworkManager 1.28 deve estar disponível para download nesse endereço, mas é apenas o código fonte, que precisam ser compilados.

Portanto, recomendo fortemente que você atualize para esta nova versão estável a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux, pois é um componente importante.

Sair da versão mobile