Nextcloud 17 lançado com o novo recurso Limpeza remota e mais

E foi lançado o Nextcloud 17 com o novo recurso limpeza remota e outras novidades. Confira tudo que veio nessa versão e veja como instalar no Linux.

O Nextcloud fornece ferramentas para compartilhamento, controle de alterações, suporte para reprodução de conteúdo multimídia e visualização de documentos diretamente da interface da web, capacidade de sincronizar dados entre máquinas diferentes, capacidade de visualizar e editar dados de qualquer dispositivo em qualquer lugar da rede.

Nextcloud 17 lançado com o novo recurso Limpeza remota e mais
Nextcloud 17 lançado com o novo recurso Limpeza remota e mais

Nextcloud é uma plataforma desenvolvida como um fork do projeto ownCloud, criado pelos principais desenvolvedores deste sistema. E o cliente Nextcloud permite que você mantenha sincronizados com o servidor uma ou mais pastas cheias de fotos, vídeos e documentos.

Assim, qualquer arquivo que você adicionar, modificar ou excluir nas pastas sincronizadas em sua área de trabalho ou laptop será exibido, alterado ou desaparecerá no servidor e em todos os outros dispositivos conectados.

Enfim, graças ao cliente, você pode trabalhar com seus arquivos mesmo quando não estiver online. O acesso aos dados pode ser organizado usando a interface da web e o protocolo WebDAV e suas extensões CardDAV e CalDAV.

Diferentemente dos serviços Google Drive, Dropbox, Yandex.Disk e box.net, os projetos ownCloud e Nextcloud oferecem ao usuário controle total sobre seus dados: as informações não estão vinculadas a sistemas externos de armazenamento em nuvem fechada, mas que é colocado em equipamentos controlados pelo usuário.

Agora, foi lançada a nova versão do Nextcloud, o Nextcloud 17.

Novidades do Nextcloud 17

Entre as principais novidades desta nova versão do Nextcloud está a adição do recurso “Limpeza remota”, que permite aos usuários excluir arquivos em dispositivos móveis e administradores excluir dados de todos os dispositivos de um determinado usuário.
 
A função pode ser útil quando você precisar permitir que terceiros baixem alguns arquivos no processo de trabalho em um projeto e após concluir a colaboração para excluí-los.

Outra novidade que se destaca é o “Nextcloud Text”, um editor de teste independente com suporte para marcação Markdown e alterações de versão, permitindo editar o texto juntos sem a instalação de editores avançados, como Collabora Online e ONLYOFFICE.

O editor se integra perfeitamente ao sistema de chamada de vídeo e bate-papo para organizar o trabalho em equipe de um grupo de pessoas em um documento.

Além disso, também é observado que foi adicionado um modo de exibição seguro para documentos de texto confidenciais, arquivos PDF e imagens, nos quais cópias públicas de arquivos protegidos podem ser marcadas com água e ocultadas em áreas de download públicas com base no tags anexadas.

A marca d’água inclui a hora exata e o usuário que enviou o documento. Essa função pode ser usada quando necessário para evitar vazamento de informações (para rastrear a origem do vazamento), mas, ao mesmo tempo, deixa o documento disponível para revisão por determinados grupos;

Também foi implementada a capacidade de configurar a autenticação de dois fatores após a implementação do primeiro login.

O administrador tem a oportunidade de gerar tokens exclusivos para entrada de emergência em caso de impossibilidade de aplicar o segundo fator. Como segundo fator, são suportados os códigos TOTP (por exemplo, Google Authenticator), Yubikeys ou Nitrokeys, SMS, Telegram, Sinal e códigos de reposição.

O suplemento para Outlook fornece suporte para caixas de correio seguras. Para se proteger contra a interceptação do texto da carta, uma notificação por e-mail de uma nova carta com um link e opções de login é enviada ao destinatário, e o texto e os anexos são mostrados somente após a entrada do Nextcloud .

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Foi adicionada a capacidade de trabalhar com LDAP no modo de gravação, permitindo gerenciar usuários no LDAP do Nextcloud;
  • Integrado aos serviços IBM Spectrum Scale e Collabora Online Global Scale, e suporte para versões adicionais para S3;
  • Desempenho e capacidade de resposta otimizados da interface;
  • O número de solicitações do servidor durante o processo de carregamento da página foi reduzido;
  • Otimização nas operações de gravação na loja;
  • Uma nova interface de despacho de eventos e um gerenciador de status inicial.

Para saber mais sobre essa versão do Nextcloud, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Nextcloud 17

Para instalar a versão mais recente do Nextcloud nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o cliente Nextcloud no Linux via Snap

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.