Nitrux 1.3.8 lançado com KDE Plasma 5.21, suporte ao Linux Kernel 5.11 e Mesa-Git

Nitrux 1.3.8 lançado com KDE Plasma 5.21, suporte ao Linux Kernel 5.11 e Mesa-Git
Nitrux 1.3.8 lançado com KDE Plasma 5.21, suporte ao Linux Kernel 5.11 e Mesa-Git

E foi lançado o Nitrux 1.3.8 com novo menu de aplicativos e KDE Plasma 5.20.5. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.

Nitrux 1.3.8 lançado com KDE Plasma 5.21, suporte ao Linux Kernel 5.11 e Mesa-Git

Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.

Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.

Agora, Uri Herrera anunciou o lançamento e a disponibilidade geral de uma nova atualização mensal para a distribuição Nitrux Linux, Nitrux 1.3.8, que vem com as tecnologias GNU/Linux mais recentes e software de código aberto.

Novidades do Nitrux 1.3.8

Sob o capô, o Nitrux 1.3.8 é alimentado pelo kernel Linux 5.4.100 LTS com suporte de longo prazo e vem com vários componentes e aplicativos atualizados, incluindo Mozilla Firefox 86, LibreOffice 7.0.1, GIMP 2.10.23 e appimage-cli -ferramenta 0.1.4.

Para completar, o Nitrux agora oferece suporte para a última série do kernel Linux 5.11, que também pode ser instalado a partir dos repositórios.

A maior mudança no Nitrux 1.3.8 é a atualização para o melhor e mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 5.21, que traz vários novos recursos e melhorias. Na verdade, o primeiro lançamento pontual, KDE Plasma 5.21.1, é usado nesta nova versão do Nitrux.

O ambiente de área de trabalho KDE Plasma 5.21 no Nitrux 1.3.8 é acompanhado pelos pacotes de software de código aberto KDE Frameworks 5.79 e KDE Applications 20.12.2 mais recentes e apresenta uma nova decoração de janela padrão bifurcada de SierraBreezeEnchanced.

Além disso, os desenvolvedores do Nitrux corrigiram o ícone do Night Color Control ausente, reduziram a altura da barra de título e corrigiu alguns pequenos problemas nas laterais da barra de título, e corrigiram botões de janela inutilizáveis ​​ao usar outros tamanhos de botão que não os padrão.

Outra grande mudança é a disponibilidade do pacote Mesa-Git, que deve deixar os jogadores Linux felizes, junto com duas novas ofertas de kernel, Liquorix e Xanmod.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Nitrux 1.3.8

Lembre-se de que se estiver usando uma versão anterior, você só precisa atualizar suas instalações por meio de uma atualização de sistema padrão.

Se você deseja instalar o Nitrux em seu computador pessoal, você pode baixar a versão 1.3.8 do Nitrux agora mesmo acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile