Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Novo Skype for Web da Microsoft não suporta Linux e Firefox

Muitos ficarão surpresos ao perceber que em seu mais recente update, o novo Skype for Web da Microsoft não suporta Linux e Firefox. Confira os detalhes dessa triste novidade.


A Microsoft lançou uma nova atualização do Skype for Web, permitindo que os usuários conversem com seus contatos sem a necessidade de instalar um cliente de desktop.
Novo Skype for Web da Microsoft não suporta Linux e Firefox

E enquanto isso é possível usá-lo nada mais do que um navegador, a nova versão do serviço vem com algumas limitações inesperadas.

Novo Skype for Web da Microsoft não suporta Linux e Firefox

Em primeiro lugar, a Microsoft diz que você deve estar executando o Windows 10 ou o MacOS 10.12 ou superior para poder se conectar ao Skype for Web, o que significa que o Linux não é oficialmente suportado.

Além disso, os únicos navegadores compatíveis com o novo Skype for Web são o Google Chrome e o Microsoft Edge, portanto, você não poderá usar o Mozilla Firefox para bater papo no navegador (Nem Opera, Vilvaldi ou qualquer outro).

Obviamente, existem maneiras de contornar essas limitações, e mudar o agente do usuário no navegador é o mais fácil de todos, mas pelo que parece, a transição da Microsoft para o mecanismo Chromium irá irá para trás que os usuários do Firefox, quando se trata de melhorias que vem nos serviços da Microsoft.

Mas apesar do que a Microsoft falou, em meus testes, foi possível usar o Skypefor Web no Chrome no Linux.

Novo Skype for Web da Microsoft não suporta Linux e Firefox

Infelizmente, no Opera (que é baseado no Chome), o serviço não funciona.

Novo Skype for Web da Microsoft não suporta Linux e Firefox

Novos recursos no Skype for Web

Por outro lado, a Microsoft destaca vários novos recursos do Skype for Web, incluindo chamadas com vídeo em HD, gravação de chamadas, um painel de notificações e uma galeria de mídia de bate-papo.

A Microsoft também está dando mais um passo no sentido de eliminar o Skype clássico, já que a empresa introduziu um novo instalador MSI para o Skype desktop.

Sobre isso, a empresa disse o seguinte:

“Hoje estamos lançando o MSI atualizado distribuível para o Skype (versão 8) para a área de trabalho do Windows, que substitui o existente MSI distribuível do Skype (versão 7) para a área de trabalho do Windows. Se você é um administrador de TI, basta fazer o download do novo arquivo MSI para começar a distribuir a versão mais recente do Skype para sua organização por meio do software de distribuição de sua escolha.”

Se você quiser experimentar o Skype for Web, basta apontar seus navegadores para web.skype.com, mas os usuários de Linux e Firefox precisarão alterar o agente do usuário (usando um complemento ou não) para poder se conectar ao serviço.

E se você prefere usar a versão Desktop do Skype, use um desses tutoriais:
Como instalar a versão mais recente do Skype no Linux via repositório
Como instalar o cliente Skype no Linux via Snap/Flatpak

Ou veja isso:
Conheça algumas alternativas ao Skype para Linux

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile