Novos apps da Apple ainda não substituem o iTunes

Se você instalou o Apple Music, Apple TV e Apple Devices, entenda porque esses novos apps da Apple ainda não substituem o iTunes.

O iTunes da Apple não existe em computadores Mac há anos, mas o iTunes para Windows ainda é uma coisa. Mas a Apple claramente prefere que você use seus outros aplicativos para a maioria das funções que costumavam ser exclusivas do iTunes.

No ano passado, a empresa lançou aplicativos Apple Music, Apple TV e Apple Devices na Microsoft Store. E agora a Apple diz que se você instalou o Apple Music ou Apple TV em um PC com Windows, não poderá mais acessar músicas, programas de TV ou filmes no iTunes.

Ou seja, os novos apps da Apple ainda não substituem o iTunes.

Novos apps da Apple ainda não substituem o iTunes

Novos apps da Apple ainda não substituem o iTunes
Novos apps da Apple ainda não substituem o iTunes

Apple Music é o serviço de streaming de música da Apple, mas o aplicativo para PC também permite reproduzir arquivos de música locais salvos em seu dispositivo.

O aplicativo Apple TV para PC funciona da mesma maneira – você pode usá-lo para streaming, mas também permite acessar vídeos comprados no iTunes. E o aplicativo Apple Devices permite sincronizar dados entre um PC e um iPhone ou iPad e gerenciar seus dispositivos.

Mas a Apple ainda não está apostando tudo nesses aplicativos para PC. Se você não instalou o Apple Music ou Apple TV em um computador Windows, ainda poderá usar o iTunes para músicas e vídeos, por enquanto, pelo menos.

E a Apple diz que o iTunes “continua sendo o lar de seus audiolivros e podcasts gratuitos”, sugerindo que a empresa ainda não os está transferindo para o aplicativo Apple Music.

Portanto, se você preferir um único aplicativo para todas as suas necessidades de mídia, o iTunes ainda funcionará no futuro próximo. Mas a Apple não investiu tanto no desenvolvimento do iTunes nos últimos anos como fez com seus outros aplicativos.

Portanto, a empresa está pedindo aos usuários do Windows que instalem quatro aplicativos em vez de um, se você planeja usar os serviços da Apple para música, vídeo, gerenciamento de dispositivos e podcasts ou audiolivros.

Ou, se você não paga pelos serviços de assinatura da Apple ou tem muito conteúdo comprado no iTunes em sua biblioteca de mídia, você pode usar um aplicativo de gerenciamento de mídia diferente.

Não é como se houvesse uma escassez deles, e mesmo se você tiver um iPhone, a capacidade de sincronizar um dispositivo móvel com um PC não é tão importante hoje em dia como era nos primeiros dias da era dos smartphones.

E se você usa Linux e quer usar o aplicativo da Apple no sistema, veja esse tutorial:
Como instalar o Apple iTunes no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.