Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

O estranho caso dos papeis de parede embaçados no Ubuntu

Conheça o estranho caso dos papeis de parede que ficam embaçados no Ubuntu. Entenda porque isso acontece e veja como evitar, até que chegue a solução do problema.

Você já definiu uma imagem de alta resolução como seu papel de parede da área de trabalho do Ubuntu e sentiu que estava um pouco desanimada, como se a imagem não estivesse tão nítida quanto deveria?

O estranho caso dos papeis de parede embaçados no Ubuntu

O estranho caso dos papeis de parede embaçados no Ubuntu

Bem, pare de culpar seus olhos, porque se trata de um bug de renderização. E a boa notícia é que uma correção para a falha de manchas de pixel está a caminho!

Além disso, o patch em questão é cortesia do prolífico desenvolvedor do Ubuntu Daniel Van Vugt, que já contribuiu com importantes melhorias de desempenho no GNOME Shell e Mutter no passado.

Conforme relatado pelo Phoronix, o “problema de desfoque” inadvertido em questão foi o resultado de papéis de parede com downscaling do OpenGL maiores que a resolução de desktop de destino.

Portanto, se você sempre usar imagens com resolução apropriada que correspondam à sua exibição, não será afetado por esse problema; tudo terá exibido corretamente.

Mas se você quase sempre baixa o papel de parede com a resolução mais alta possível, mesmo para uso em uma resolução menor, é possível que tenha coçado a cabeça e apertado os olhos em confusão com a qualidade comprometida.

É normal sempre presumir que, quanto melhor a qualidade da imagem usada como plano de fundo da área de trabalho, melhor será a exibição. Só que não, neste caso. É um tanto estranho que esse não tenha sido o caso!

Felizmente, uma solicitação de mesclagem pendente de Daniel resolve o mau comportamento de desfoque. Quando aceito, isso garantirá que qualquer imagem de alta resolução definida como papel de parede da área de trabalho em uma tela de menor resolução tenha a aparência desejada.

Não que esse seja o único patch relacionado a segundo plano de Daniel pendente deste ciclo. Ele também está trabalhando na redução do inchaço da memória na manipulação de segundo plano do GNOME, que teve uma reformulação visual no ano passado.

Obviamente, espera-se que essas (e outras) melhorias cheguem a tempo do GNOME 3.36 e do Ubuntu 20.04 LTS, os quais devem ser lançados na primavera.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo