O Fedora 30 incluirá a área de trabalho do Deepin

Se você é usuário do Fedora e sente falta do Deepin nele, anime-se, pois o Fedora 30 incluirá a área de trabalho do Deepin.


Por padrão, o Fedora sempre disponibiliza versões do seu sistema principal com ambientes alternativos, os chamados Spins.

O Fedora 30 incluirá a área de trabalho do Deepin
O Fedora 30 incluirá a área de trabalho do Deepin

Além do GNOME oficial, a comunidade mantém edições do Fedora KDE Plasma, Xfce, LXQt, MATE, Cinnamon, LXDE e Sugar on a Stick, então, sempre há espaço para mais um.

Por enquanto, o Deepin pode ser encontrado no ramo em desenvolvimento da distribuição, o Fedora Rawhide.

O Fedora 30 incluirá a área de trabalho do Deepin

E agora, conforme relatou o Phoronix, o desktop Deepin recebeu aprovação como uma alternativa do Fedora 30.

Entretanto, não está claro se ele simplesmente será adicionado aos repositórios (mantido pela comunidade Fedora), ou se será um novo Spin, ou seja, uma das edições oficiais da distribuição, além da principal com o GNOME.

A diferença entre uma opção ou outra é importante, porque fazer o download de uma imagem do sistema com o desktop que se quer já pronto para a instalação, para instalar um desktop em cima de outro ou ter que usar o instalador por rede para montar o Desktop.

Em qualquer caso, o Fedora não é uma distro para iniciantes e qualquer pessoa interessada no Deepin, terá acesso a ele.

Se confirmado, o Fedora se junta a distribuições como Arch Linux ou Manjaro, que já oferecem o desktop Deepin. Será que vamos ver um Ubuntu Deepin? Quem sabe.

Em outro sentido, o Fedora 30 será um lançamento interessante em vários níveis, seja por causa da nova abordagem modular do sistema, seja porque poderíamos estar diante da primeira versão de lançamento anual.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.