O sistema operacional mais utilizado em Smart TVs é o…?

Se você ainda não sabe, o Linux é um dos sistemas que mais cresce fora do Desktop, e o sistema operacional mais utilizado em Smart TVs é o…?

A participação de mercado de sistemas operacionais em desktop, em dispositivos móveis, no setor de mainframe ou servidores e supercomputação é bastante conhecida.

No entanto, e quanto ao segmento de sistemas operacionais de Smart TV? Qual é o mais usado de todos?

O sistema operacional mais utilizado em Smart TVs é o…?

O sistema operacional mais utilizado em Smart TVs é o...?
O sistema operacional mais utilizado em Smart TVs é o…?

Aqui você poderá descobrir, mas já te digo uma coisa, aqui o Linux também domina, já que muitos dos sistemas operacionais usados ​​nessas Smart TVs são baseados no kernel open source.

Dito isso, vamos ver todos os detalhes (e quem é o primeiro da lista):

  1. TizenOS é o sistema operacional mais utilizado neste setor, com uma participação de 12,7%. Este sistema é usado pela marca Samsung em suas Smart TVs.
  2. Em seguida, vem o WebOS, sistema escolhido pela LG, com 7,3%.
  3. Em seguida, haveria um empate triplo com uma participação de 6,4% para Roku TV OS, Amazon Fire OS e Sony Orbis OS (PlayStation). No caso do Roku e do FireOS, usa-se o kernel Linux, na verdade, o sistema da Amazon é baseado em Android. Não é assim no sistema operacional da Sony, que é baseado no FreeBSD.
  4. Surpreendentemente, o segundo mais usado é a Android TV, com 5,9% de participação. Muitos diriam que ficaria entre as primeiras posições, mas não é assim …
  5. O sistema operacional do Xbox é o seguinte. É um sistema baseado no Windows 10 (kernel do Windows NT), e atinge 3,7% de participação.
  6. O Chromecast é o segundo mais usado, com 3,1%. Neste caso também existe um kernel Linux, por se tratar de um ChromeOS simplificado, segundo o Google.
  7. O próximo na disputa é o Apple tvOS, um XNU, com 2,7% de participação.
  8. Então o Firefox OS viria, usado por 1,6 ″ dos dispositivos, com um kernel Linux também.
  9. Os restantes 43,9% são constituídos por um aglomerado de outros sistemas operativos, na sua maioria também baseados em Linux (MeeGo, Ubuntu TV, Huawei HarmonyOS, Xiaomi PatchWall,…).
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.