OnePlus Watch 2 é um relógio Wear OS com bateria de até 4 dias

Diferente do que acontece com outros smartwatches com Android, o OnePlus Watch 2 é um relógio Wear OS com bateria de até 4 dias.

Smartwatches que executam o software Wear OS do Google não são exatamente conhecidos pela excelente duração da bateria, muitas vezes precisando ser recarregados a cada um ou dois dias.

Mas o OnePlus Watch 2 promete até 100 horas (pouco mais de quatro dias) de duração da bateria em uso normal ou 48 horas em uso pesado.

OnePlus Watch 2 é um relógio Wear OS com bateria de até 4 dias

OnePlus Watch 2 é um relógio Wear OS com bateria de até 4 dias
OnePlus Watch 2 é um relógio Wear OS com bateria de até 4 dias

Sim. O OnePlus Watch 2 é um relógio Wear OS com bateria de até 4 dias. Como? Aproveitando a interface híbrida do Wear OS para economizar energia, desviando algumas tarefas importantes do processador principal do aplicativo para um microcontrolador com maior eficiência energética.

Isso não apenas permite que o relógio de US$ 300 funcione por mais tempo como um smartwatch, mas também permite que ele funcione por muito mais tempo em um modo de economia de energia opcional que transforma o relógio em um rastreador de fitness glorificado com até 12 dias de duração da bateria.

Nos últimos anos, a maioria dos smartwatches Wear OS foram fornecidos com dois processadores: um processador de aplicativo primário (AP) que lida com a maioria dos recursos do smartwatch e uma unidade microcontroladora (MCU) para funções mais básicas, permitindo que o AP seja suspenso quando não for necessário.

O OnePlus Watch 2 possui um processador de aplicativos Snapdragon Wear W5 Gen 1 e um microcontrolador BES2700BP. A novidade é que OnePlus e Google trabalharam juntos para permitir que o MCU lidasse com notificações sem ativar o AP, ajudando a reduzir o consumo de energia e prolongar a vida útil da bateria.

O relógio pode receber notificações, você pode lê-las e até dispensá-las ou enviar respostas rápidas, usando apenas o MCU. O MCU também já lida com a entrada do sensor, permitindo a funcionalidade de rastreamento de atividades de baixo consumo de energia.

Portanto, agora o AP só entrará em ação quando você usar o relógio para tarefas mais exigentes.

OnePlus observa que o relógio não apenas tem dois processadores diferentes, mas na verdade eles executam dois sistemas operacionais diferentes: o Wear W5 Gen 1 lida com o Wear OS, enquanto o BES2700BP executa um sistema operacional baseado em RTOS, e o relógio pode alternar perfeitamente entre eles conforme necessário.

Mas a empresa também deu um passo além e criou um modo de economia de energia opcional que basicamente desativa completamente o Wear OS para permitir que você estenda a vida útil da bateria para 12 dias.

Neste modo, você ainda pode visualizar notificações do smartphone e usar o OnePlus Watch 2 para monitoramento de movimento, exercícios e sono, monitoramento de frequência cardíaca ou outras funções de nível inferior.

Mas você terá que voltar ao modo normal do Wear OS se quiser aproveitar as vantagens dos aplicativos e recursos do Google ou de terceiros.

OnePlus Watch 2 é um relógio Wear OS com bateria de até 4 dias
OnePlus Watch 2 é um relógio Wear OS com bateria de até 4 dias

O OnePlus Watch 2 possui 2 GB de RAM, 32 GB de armazenamento para Wear OS (mais 4 GB extras para RTOS) e uma bateria de 500 mAh. Ele suporta carregamento de 7,5 W, permitindo carregar totalmente a bateria em 60 minutos. Ou você pode conectá-lo por dez minutos para obter até um dia de duração da bateria do Wear OS.

Ele tem uma tela AMOLED de 1,43 polegadas e 466 x 466 pixels com brilho máximo de 600 nits e uma tampa de cristal de safira 2,5D e o relógio é classificado como IP68 (ou 5ATM) para resistência à água.

Os recursos sem fio incluem suporte para WIFi 4, Bluetooth 5.0 e GPS, Galileo, GLONASS, Beidou e QZSS, e o OnePlus Watch 2 pode ser emparelhado com telefones com Android 8.0 e posterior.

O OnePlus Watch 2 já está em pré-encomenda e deve ser enviado no início de março.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.