Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

OpenMandriva avançou no caminho para uma versão rolling release

O OpenMandriva avançou no caminho para uma versão rolling release, e em breve, os usuários poderão instalar apenas uma vez e depois só atualizar.

Disponível desde fevereiro passado, o OpenMandriva Lx 4.1 é a versão mais recente desta distribuição, com muito legado e pouco interesse entre aqueles que atualmente procuram um sistema de desktop Linux para se instalar.

E não é porque eles fazem errado, mas porque nunca houve tanta oferta de qualidade como agora.

Mas o OpenMandriva tem uma carta na manga que pode chamar a atenção de mais de um: uma versão de atualização continua ou rolling release, um projeto que eles ainda precisam aperfeiçoar e que serão lançados em breve para facilitar sua instalação, mas que parece estar conseguindo o que a edição atual da distribuição não tem: despertar o interesse de determinados usuários.

OpenMandriva avança no caminho para uma versão rolling release

OpenMandriva avançou no caminho para uma versão rolling release

Se você conhece alguma coisa sobre o OpenMandriva ou o que era o Mandriva, certamente se lembrará de nomes como Cooker, os repositórios instáveis ​​da distribuição.

Bem, os usuários desta versão evolutiva futurista receberiam tudo a partir daí, uma vez que foi verificado que os pacotes são estáveis ​​e semelhantes (a versão rolling não significa instável!) E, é claro, eles sempre seriam atualizados.

Portanto, do Cooker tudo passaria para o Rolling, e para o Rock, os repositórios estáveis ​​dos quais o Release é construído, que são os repositórios com os quais as versões estáveis ​​da distribuição são lançadas.

Nada do outro mundo, vá. No entanto, ainda há o suficiente para a versão rolling do OpenMandriva ver a luz, mas os primeiros passos estão sendo dados.

De certa forma, essa versão do OpenMandriva se assemelharia ao PCLinuxOS, originalmente baseado no Mandriva como um release com um ecossistema de software limitado em comparação ao Ubuntu ou Arch Linux, mas também mais cuidadoso e melhor coeso, pelo menos a priori.

Como parte dessa mudança, que afetará o desenvolvimento do OpenMandriva, até certo ponto, existe o suporte de 32 bits, cuja distribuição foi desfeita há muito tempo no que diz respeito às imagens de instalação do sistema, mas que eles ainda não terminaram a concretagem.

De acordo com o que eles coletam no Phoronix, espera-se que tudo o que resta gire em torno do Wine, ou seja, eles mantenham apenas os pacotes que o Wine possa precisar para executar com todas as garantias.

Como você vê: Um rolling release do OpenMandriva chama sua atenção ou, com a oferta atual, ele não tem nada a ver? OpenMandriva não é o que Mandriva era, mas também Mageaia. São dois vestígios de tempos passados que, no entanto, permanecem válidos.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo