OpenShot 3 lançado com mais de mil melhorias

O projeto OpenShot lançou o OpenShot 3 com mais de mil melhorias. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O OpenShot é um editor de vídeo fácil de usar e poderoso para Windows, macOS e Linux, e um software livre licenciado sob a GPL versão 3.0. Possui poderosas animações de quadros principais baseadas em curva, tracks/camadas ilimitadas, redimensionamento de clipe, redimensionamento, corte, encaixe, rotação e corte.

Com ele, você também pode adicionar transições de vídeo com visualizações em tempo real, composição, sobreposições de imagem, marcas d’água, títulos e efeitos animados em 3D e muito mais.

O aplicativo faz uso da biblioteca FFmpeg, podendo ler e gravar a maioria dos formatos de vídeo e imagem.

Esse editor permite adicionar facilmente sub-títulos, transições e efeitos, e em seguida, exportar o seu filme para DVD, YouTube, Vimeo, Xbox 360, e muitos outros formatos comuns.

Os arquivos de projeto também são multiplataforma, o que significa que você pode salvar um projeto de vídeo em um sistema operacional e abri-lo em outro.

Enfim, todos os recursos do software de edição de vídeo estão disponíveis em todas as plataformas.

Lançado no mês passado, o OpenShot 2.5 foi um grande lançamento que trouxe aceleração de hardware para codificação/decodificação de vídeo via VA-API e NVENC/NVDEC, suporte a gráficos vetoriais SVG, suporte à integração do Blender 2.8+, importação/exportação para Adobe Premiere e Final Cut Pro e muito mais.

Agora, o OpenShot 3 foi lançado como a versão mais recente deste sistema de edição de vídeo de código aberto não linear para Linux.

Novidades do OpenShot 3

OpenShot 3 lançado com mais de mil melhorias
OpenShot 3 lançado com mais de mil melhorias

Com mais de um ano de desenvolvimento, o OpenShot 3.0 oferece suporte a exibição 4K (HiDPI), desempenho aprimorado de reprodução de vídeo em tempo real, capacidade de exportar simultaneamente vários clipes e vídeos, compatibilidade expandida com mais formatos de vídeo e codecs e suporte ao Blender 3.3 LTS.

Ele também vem com muitas melhorias na linha do tempo e na usabilidade, incluindo encaixe, quadros-chave, formas de onda e pastas padrão, EOF aprimorado (final do arquivo) e detecção de duração do arquivo, suporte para novas predefinições de exportação, como GIF animado, MP3 (somente áudio), YouTube 2K, YouTube 4K e MKV, melhor suporte para perfis de vídeo anamórficos, bem como preferências de localização e documentação aprimoradas.

O OpenShot 3.0 também vem com mais de 1.000 melhorias e correções de bugs para tornar o editor de vídeo de código aberto mais estável/confiável e com menos consumo de recursos, especialmente durante alterações na linha do tempo e cache de reprodução de vídeo, limpar e excluir objetos com segurança e atualizar o Desfazer/ Redo sistema para evitar falhas.

“O OpenShot utiliza um encadeamento de segundo plano de cache, que prepara os próximos quadros antes que sejam necessários. Esse algoritmo de cache foi aprimorado para operar em diferentes velocidades (1X, 2X, 4X) e nas direções para frente e para trás. Agora também inclui um pre-roll para criar quadros de vídeo antes do início da reprodução, oferecendo uma experiência de reprodução mais suave.”, diz as notas de lançamento.

O OpenShot agora também funcionará melhor com idiomas diferentes do inglês, já que a versão 3.0 recebeu várias traduções atualizadas e de novos idiomas, juntamente com um guia do usuário atualizado para recém-chegados.

Como mencionado acima, esta é uma versão principal que vem com mais de 1.000 alterações, portanto, verifique os changelogs completos na página de notas da versão acima para obter mais detalhes.

Para saber mais sobre essa versão do OpenShot, acesse o anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o OpenShot

Para instalar a versão mais recente do OpenShot nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos OpenShot no Linux
Como instalar o editor de vídeos OpenShot no Linux via AppImage
Como instalar o OpenShot no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.