Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

openSUSE Kubic é a nova distribuição certificada para Kubernetes

O openSUSE Tumbleweed agora usa o Kernel Linux 4.20

O openSUSE Tumbleweed agora usa o Kernel Linux 4.20

O projeto openSUSE anunciou que o agora o openSUSE Kubic é nova distribuição Linux certificada para Kubernetes. Confira os detalhes dessa novidade.


Kubernetes é uma espécie de sistema de orquestração de contêiners open-source que automatiza a implantação, o dimensionamento e a gestão de aplicações em contêiners.
openSUSE Kubic é a nova distribuição certificada para Kubernetes

A tecnologia já é suportada por grandes distribuições comerciais. Agora, o projeto openSUSE anunciou que o openSUSE Kubic é nova distribuição Linux certificada para Kubernetes.

openSUSE Kubic é a nova distribuição certificada para Kubernetes

O anúncio foi dado no openSUSE News e é um marco para um projeto que ainda não completou seu primeiro ano ativo.

Ou seja, o Kubic é a nova plataforma de gerenciamento de contêiner do openSUSE, um tipo de sistema de lançamento com o qual fornecer atualizações atômicas (um procedimento para garantir a integridade de atualizações) que é suportado por tecnologias como o gerenciador.de pacotes Zypper, o sistema de arquivos Btrfs e ferramentas como o Snapper “para atualizar o sistema sem tocar no sistema em execução”.

Além disso, o Kubic pode ser usado como uma camada de software no openSUSE e no SUSE Linux Enterprise.

Entre outras vantagens, o Kubic permite o uso de diferentes ambientes de execução, como Podman ou CRI-O, este último como um tempo de execução leve para cargas de trabalho de contêiner baseadas no Kubernetes. E, de fato, o openSUSE Kubic é “a primeira distribuição de código aberto do Kubernetes que é certificada usando o CRI-O”, e acordo com o anúncio oficial.

O mesmo anúncio dá uma explicação adicional:

“Mas o Kubernetes não são como outros programas com grande adoção. O Kubernetes ainda é um projeto em rápida evolução, com novas versões aparecendo com muita frequência e uma vida de suporte mais curta do que outros projetos semelhantes. Isso apresenta desafios reais para pessoas que querem baixar, implementar e executar clusters do Kubernetes e saber que podem executar as coisas que desejam neles.”

Por este motivo, ter soluções adaptadas aos novos requisitos levantados pelo Kubernetes é algo que já funciona há algum tempo.

A Cloud Native Computing Foundation (CNCF), a organização responsável por orientar o desenvolvimento de tecnologias nativas de nuvem de código aberto, sob as quais o Kubernetes é licenciado, é responsável pela certificação de todos os projetos de software adequados para integração em infraestruturas de contêineres.

O novo é o Kubic, no qual o projeto openSUSE fez um grande esforço.

openSUSE Kubic se baseia e infra-estrutura SUSE para criar e distribuir pacotes (Open Build Service), em processos de qualidade automatizados (openQA) e a experiência de seus engenheiros mencionado tecnologias como Btrfs e Snapper, dos quais eles não negam, mas muito pelo contrário (ao contrário de Red Hat, onde eles preferiram tomar outras estradas, embora ainda sejam encontrados em muitos pontos).

“Na Kubic, aproveitamos tudo isso para construir um excelente sistema operacional de contêineres, fornecendo aos usuários as versões mais recentes de novas ferramentas interessantes, como Podman, CRI-O, Buildah e (é claro) Kubernetes.”

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile