Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Novo Opera beta suporta exibição de vídeo em janela flutuante

A última versão do Opera beta adicionou um novo recurso interessante em todos os desktops suportados: vídeo em janela flutuante. Conheça melhor a novidade e veja como instalar o navegador no seu sistema.


A nova funcionalidade do Opera permite levar a janela de vídeo para fora do navegador, o objetivo é permitir “uma verdadeira multitarefa”.

O novo recurso foi praticamente ignorado no Opera developer channel e desembarca diretamente no beta, como uma surpresa para os usuários do Opera. A nova funcionalidade só suporta vídeos em HTML5, ou seja, ele não irá funcionar com o Flash.

Como funciona a exibição de vídeo em janela flutuante no Opera beta

Esse recurso funciona assim: ao visitar o YouTube, DailyMotion ou qualquer outra página web que exiba vídeos em HTML5, utilizando a mais recente Opera Beta, você verá um botão adicional no meio da borda superior. Ao clicar neste botão abaixo o vídeo será exibido em uma janela flutuante:


A janela do vídeo é “always on top” (fica sempre a frente das outras janelas), podendo ser redimensionada e movida em qualquer lugar na tela. Ao passar o mouse sobre ela, botões ficam disponíveis no canto superior direito para fechar o vídeo (que interrompe o vídeo principal) ou colocá-lo de volta no navegador (caso o vídeo não esteja em pausa), bem como os controles regulares para Reproduzir/Pausar, procurar e etc.:

Outras mudanças do Opera beta

Outras mudanças no mais recente Opera Beta incluem:

Para instalar novo Opera beta e experimentar o recurso, acesse esse tutorial (use o primeiro procedimento):
Como instalar a versão mais recente do Opera no Linux

Conheça melhor o Opera

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
Para saber mais detalhes sobre essa nova versão do programa, acesse a nota de lançamento.

Via WebUpd8

O que está sendo falado no blog hoje

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.

Sair da versão mobile