Oracle lançou o novo DTrace 2 para Linux

E a Oracle lançou o novo DTrace 2 para Linux. Sim. O programa agora está disponível para todo o ecossistema Linux.

DTrace, ou Dynamic Tracing, é um kit de ferramentas abrangente de diagnóstico de sistemas e aplicativos em tempo real.

Originalmente desenvolvido pela Sun Microsystems para Solaris e disponível apenas para Oracle Linux, ele ajuda desenvolvedores e administradores a monitorar, solucionar problemas e otimizar sistemas em tempo real.

Ele permite a inspeção de aplicativos de usuários e sistemas operacionais usando uma ampla gama de ferramentas de diagnóstico sem afetar significativamente o desempenho do sistema.

Agora, a Oracle fez uma atualização significativa ao anunciar o lançamento do DTrace 2.0.0 para Linux, que agora está disponível para todo o ecossistema Linux.

Oracle lançou o novo DTrace 2 para Linux

Oracle lançou o novo DTrace 2 para Linux
Oracle lançou o novo DTrace 2 para Linux

Desenvolvido inicialmente para Solaris, a nova versão DTrace da Oracle promete rastreamento de sistema completo para todos os usuários Linux.

Isto marca uma expansão notável de sua disponibilidade inicial, que era restrita a usuários Oracle Linux após seu desenvolvimento original para Solaris.

A versão mais recente do DTrace da Oracle aproveita o BPF (Berkeley Packet Filter) e outros recursos de rastreamento de kernel, que foram implementados como um aplicativo de espaço do usuário.

Isso significa que não requer integração no nível do kernel, permitindo compatibilidade mais ampla e implantação mais fácil em várias versões do Linux.

A nova versão 2.0.0-1.14 promete um conjunto de recursos próximo à versão original do DTrace para Linux baseada em módulo do kernel, com desenvolvimento contínuo para garantir paridade total de recursos.

Ele pode ser utilizado em qualquer kernel Linux que suporte rastreamento baseado em BPF e dados do tipo BTF (BPF Type Format), com patches de kernel opcionais disponíveis para aprimorar a funcionalidade.

O DTrace 2 apresenta vários novos recursos, incluindo:

  • Novas análises para contadores de desempenho de CPU, ciclos de vida de processos, chamadas de sistema e muito mais.
  • Funções aprimoradas de rastreamento especulativo e suporte estendido para variáveis ​​e agregações.
  • Ações e sub-rotinas aprimoradas, incluindo novos recursos como saída de dados com anotação de tipo e limpeza dinâmica de caminho.
  • Recursos avançados de tempo de execução, como testes específicos da CPU e manipulação aprimorada de buffer para dados de rastreamento.

Para saber mais sobre essa versão do DTrace, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o DTrace

Para instalar a versão mais recente do DTrace nas principais distribuições Linux, o kit de ferramentas DTrace atualizado pode ser baixado gratuitamente no repositório GitHub da Oracle.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.