Como instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak

Se você quer um substituto fácil para os serviços de mapas on-line, conheça e veja como instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak.

O OSM Scout Server é um servidor de mapas que fornece blocos, geocoder e roteador, e que pode ser usado como um substituto fácil para os serviços de mapas on-line, fornecendo blocos de mapas, pesquisa e roteamento.

Como instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak
Como instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak

Como resultado, uma operação offline é possível se o dispositivo tiver um servidor e programas clientes de mapa instalados e em execução.

O OSM Scout Server é desenvolvido principalmente para o sistema operacional Sailfish, mas pode ser usado em um sistema Linux comum como console ou aplicativo QtQuick.

Em contraste com as soluções de navegação off-line fornecidas por outros aplicativos, o servidor é uma das duas partes exigidas pelos usuários.

Os usuários precisariam ter o servidor e um cliente acessando o servidor em execução simultaneamente e se comunicando uns com os outros.

Como instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak

Para instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Depois, você pode instalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/io.github.rinigus.OSMScoutServer.flatpakref

Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

flatpak --user update io.github.rinigus.OSMScoutServer

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run io.github.rinigus.OSMScoutServer em um terminal.

Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite osms ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Após a configuração inicial, os usuários teriam principalmente o servidor executando em segundo plano enquanto acessavam mapas e recebiam instruções de navegação pelo cliente.

A interface gráfica do servidor só é necessária para gerenciar mapas no dispositivo.

No sistema operacional Sailfish, o modo normal de operação exigiria que o servidor fosse executado como um dos aplicativos que mostrasse uma tampa e o cliente fosse aberto conforme necessário.

Alternativamente, o servidor pode ser ativado automaticamente pelo systemd, a pedido do cliente. Esse modo de operação permite que o cliente acesse o servidor sem expor a GUI do servidor.

Como desinstalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak

Para desinstalar o OSM Scout Server no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:

flatpak --user uninstall io.github.rinigus.OSMScoutServer

Ou

flatpak uninstall io.github.rinigus.OSMScoutServer

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.