Pale Moon 29 chegou dizendo adeus à arquitetura x32

Pale Moon 29 chegou dizendo adeus à arquitetura x32
Pale Moon 29 chegou dizendo adeus à arquitetura x32

Os desenvolvedores do Pale Moon lançaram o Pale Moon 29, que chegou dizendo adeus à arquitetura x32. Confira as novidades e instale.

Pale Moon é um navegador de código aberto, baseado no Goanna e construído inteiramente a partir de sua própria fonte independente desenvolvida que foi extraída do código Mozilla Firefox há vários anos.

O navegador concentra-se na eficiência e facilidade de uso, selecionando cuidadosamente os recursos e otimizações para melhorar a estabilidade e a experiência do usuário, oferecendo personalização completa e uma crescente coleção de extensões e temas.
 
O Pale Moon visa fornecer estreita aderência aos padrões e especificações oficiais da web em sua implementação (com um compromisso mínimo) e exclui deliberadamente vários recursos para alcançar um bom equilíbrio entre uso geral, desempenho e avanços técnicos em Web.

Agora, a nova versão do navegador Pale Moon 29.0 já está disponível e nesta nova versão e ramo do navegador, os desenvolvedores anunciaram o fim do suporte para a arquitetura de 32 bits, bem como o início das compilações com GTK 3.

Novidades do Pale Moon 29

Pale Moon 29 chegou dizendo adeus à arquitetura x32

Na nova versão, a formação de builds oficiais de 32 bits para o Linux foi interrompida, embora as distribuições não criem Pale Moon devido a restrições de nome e marca, mas os usuários podem fazer isso sozinhos se não distribuírem os binários com o oficial marca.

Já para este novo ramo do navegador, iniciou-se a formação de compilações para Linux baseadas na biblioteca GTK3, além de compilações baseadas em GTK2.

Outra novidade nesta nova versão é o suporte parcial para o conjunto de tecnologias WebComponents para criar tags HTML customizadas, incluindo as especificações para Custom Elements, Shadow DOM, JavaScript Modules e HTML Templates, que por exemplo são usados ​​no GitHub.

Desde a configuração em Pale Moon, apenas CustomElements e Shadow DOM foram implementados até agora, para ativar o suporte para o qual o sinalizador dom.webcomponents.enabled é fornecido.

Das outras mudanças que se destacam na nova versão:

  • Adicionado JavaScript API Intl.PluralRules.
  • Adicionada a configuração browser.tabs.allowTabDetach para evitar que as guias se separem de janelas separadas quando arrastadas com o mouse.
  • Adicionada definição de arquivos com música no formato FLAC.
  • Adicionado suporte básico para a propriedade CSS da largura da barra de rolagem.
  • Vários elementos da API de animação DOM estão incluídos.
  • O suporte de vídeo AV1 é habilitado por padrão.
  • Adicionado suporte para Pointer Events API.
  • Adicionada propriedade de caixa de transformação SVG.
  • A propriedade inputmode foi adicionada para formulários da web.
  • O suporte de construção inicial para FreeBSD foi implementado.
  • Habilitado o bloqueio automático de reprodução de conteúdo de mídia em segundo plano.

Para saber mais sobre essa versão do Pale Moon, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Pale Moon

Para instalar a versão mais recente do Pale Moon nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador Pale Moon no Linux manualmente
Como instalar o navegador Pale Moon no Ubuntu, Debian e derivados

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile