Peropesis 2.1 lançado com novas ferramentas de desenvolvimento

E foi lançado o Peropesis 2.1 com novas ferramentas de desenvolvimento, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

Peropesis (personal operating system) é um sistema operacional Linux de pequena escala, minimalista e baseado em linha de comando. É um sistema incompleto, mas está em constante aperfeiçoamento.

Além disso, é um sistema operacional livre criado a partir de software livre, distribuído principalmente sob as licenças GNU GPL ou BSD.

Agora, o projeto lançou mais uma atualização do seu sistema, o Peropesis 2.1.

Novidades do Peropesis 2.1

Peropesis 2.1 lançado com novas ferramentas de desenvolvimento
Peropesis 2.1 lançado com novas ferramentas de desenvolvimento

A versão mais recente do projeto, Peropesis 2.1, apresenta uma série de novas ferramentas de desenvolvimento de software (incluindo automake e autoconf), a linguagem de script Perl interpretada e dois novos utilitários de compactação.

Na nova edição parte do software antigo foi atualizado e vários novos pacotes foram instalados.

A maioria dos pacotes recém-instalados consiste em ferramentas atribuídas à categoria GNU Autotools e equipamentos adicionais necessários para manter essas ferramentas funcionando sem problemas.

O interpretador de linguagem perl e os compressores lzip e zstd também foram instalados na nova edição.

E esses são os novos software instalados no Peropesis 2.1:
1. automake 1.16.5. O GNU Automake é uma ferramenta para gerar automaticamente arquivos ‘Makefile.in’ de arquivos ‘Makefile.am’. O ‘Makefile.in’ gerado pode ser usado configurando scripts para gerar um ‘Makefile’ de trabalho. O Automake é escrito em perl e deve ser usado com o GNU Autoconf.
2. autoconf 2.71. GNU Autoconf é uma ferramenta para gerar um script de configuração a partir de um TEMPLATE-FILE se for dado, ou ‘configure.ac’ se presente, ou então ‘configure.in’. As instruções nesses arquivos são escritas na linguagem M4, portanto, a produção de scripts de configuração usando o Autoconf requer o GNU M4.
3. M4 1.4.19 (em inglês). O GNU m4 é um processador macro. É usado macros de processo em arquivos.
4. libtool 2.4.7. GNU libtool é um script shell, que fornece serviços de suporte de construção de bibliotecas generalizadas. Libtool é usado por ferramentas Autoconf e Automake.
5. pkg-config 0.29.2. O programa pkg-config é usado para recuperar informações sobre bibliotecas instaladas no sistema (durante a compilação) com a finalidade de compilar software que depende deles.
6. diffutils 3.9. GNU Diffutils é um pacote de vários programas relacionados a encontrar diferenças entre os arquivos.
7. perl 5.36.1. O Perl é uma linguagem de programação altamente capaz e rica em recursos. O pacote perl 5.36.1 instalado inclui interpretador de idiomas Perl 5, módulos, bibliotecas e documentação detalhada.
8. zstd 1.5.5. zstd é um algoritmo de compressão sem perdas rápido e ferramenta de compressão de dados, com sintaxe de linha de comando semelhante ao gzip e xz.
9. lzip 1.23. O Lzip é um compressor de dados sem perdas com uma interface de usuário semelhante à do gzip ou do bzip2. Atualmente, os seguintes compressores estão instalados no sistema Peropesis sem lzip: gzip, xz, bzip2, alcatrão e zstd.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Peropesis 2.1

A imagem ISO do Peropesis 2.1 já pode ser baixada acessando a página de download da ed.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.