Phosh 0.37 lançado com suporte para novos dispositivos, e mais

E foi lançado o Phosh 0.37 com suporte para novos dispositivos, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Phosh é uma interface gráfica de usuário projetada para dispositivos móveis e baseados em toque.

Ele é um shell que foi originalmente desenvolvido pela Purism como um análogo do GNOME Shell para o smartphone Librem 5, mas depois passou a fazer parte dos projetos não oficiais do GNOME.

Atualmente, ele é o shell padrão usado em vários sistemas operacionais Linux móveis, incluindo PureOS, Mobian e Fedora Phosh. Também é uma opção no postmarketOS, Manjaro e openSUSE.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do Phosh 0.37.

Novidades do Phosh 0.37

Phosh 0.37 lançado com suporte para novos dispositivos, e mais
Phosh 0.37 lançado com suporte para novos dispositivos, e mais

Na nova versão do Phosh 0.37 que se apresenta, foram integrados um grande número de alterações e melhorias, das quais se destaca a introdução da classe PhoshWifiNetwork.

Esta classe permite agrupar pontos de acesso WiFi de acordo com seu SSID, tipo e modo de criptografia, facilitando um gerenciamento mais eficiente de redes sem fio.

Além disso, foi adicionada uma função para obter o nome do ícone WiFi correspondente à força e status da conexão, melhorando a visualização da conectividade na interface do usuário.

Na versão 0.37 do Phosh, foi destacada uma melhoria significativa que permite aos usuários selecionar redes sem fio diretamente no painel suspenso de configurações rápidas.

Esse recurso simplifica o gerenciamento de conexões Wi-Fi e acelera o processo de alternância entre redes disponíveis.

Outra melhoria notável no Phosh 0.37 é a capacidade de implementar novas configurações rápidas usando plugins.

Além dessas melhorias, os plugins agora podem utilizar alguns componentes internos do Phosh, proporcionando maior flexibilidade e funcionalidade às extensões desenvolvidas para este ambiente.

Configurações rápidas também foram adicionadas para ativar ou desativar o protetor de tela e entrar no modo de suspensão durante atividades específicas, proporcionando um controle mais preciso sobre o gerenciamento de energia e a privacidade do usuário.

No phosh-mobile, melhorias significativas foram feitas na experiência do usuário, incluindo melhoria no design da lista de aplicativos favoritos, melhoria na seleção de um arquivo de áudio ao definir feedback e adição da capacidade de adicionar um filtro na lista de aplicativos.

Também são destacadas melhorias feitas no código Phosh 0.37, como, por exemplo, a captura de tela foi aprimorada evitando que a tela entre no modo de economia de energia durante a captura, além de fornecer um novo layout de teclado na tela de bloqueio, permitindo alternar entre diferentes teclados na tela de bloqueio (e, por extensão, na tela de chamada), e ajustes foram feitos na visualização redimensionada da chamada e na lógica para lidar com “Sem serviço” na visualização da chamada.

Das outras mudanças que se destacam no Phosh 0.37, temos:

  • O servidor composto Phoc usa a extensão wlr_render_pass e o protocolo Wayland de escala fracionária v1 e permite a personalização dos parâmetros de escala de saída.
  • O teclado na tela do squeekboard foi atualizado para a versão 1.23.0.
  • Carregamento suportado de imagens de fundo no modo assíncrono.
  • Implementa um novo layout de teclado chamado “numérico”.
  • Problemas relacionados à captura de tela foram corrigidos.
  • Compatibilidade aprimorada com redes WWAN na obtenção do nome da operadora.
  • Foram feitos ajustes nos nomes das funções e bibliotecas utilizadas para uma compilação mais rápida e eficiente.
  • As dependências necessárias foram protegidas em arquivos de construção.
  • A representação da escala da tela foi removida.
  • layout: use GtkLayoutManager para elementos de tela de texto explicativo.
  • Adicionado cache para imagens de fundo carregadas.

Para saber mais sobre essa versão do Phosh, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Phosh

Para os interessados ​​​​em experimentar o Phosh, você deve saber que o Fedora oferece atualmente um Spin dedicado a este ambiente, então se você é usuário do Fedora ou planeja experimentar o Fedora pode ser uma boa oportunidade para fazê-lo.

Agora se você estiver no Ubuntu, basta abrir um terminal e nele você digitará o seguinte comando:
sudo apt-get -y install phosh

Embora se você seja um usuário do Arch Linux e derivados, você deve digitar:
yay -S phosh-git

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.