Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

PINE64 não venderá mais PinePhone Community Edition

A PINE64 não venderá mais PinePhone Community Edition e, apesar do que parece, essa é uma boa notícia. Confira os detalhes e entenda!

The End Of Community Editions. Embora possa parecer outra coisa quando você vê a imagem mais abaixo que Lucasz Erecinski compartilhou, esta não é uma má notícia.

PINE64 não venderá mais PinePhone Community Edition

PINE64 não venderá mais PinePhone Community Edition

E é que a PINE64 anunciou que deixará de ser lançado o PinePhone CE, ou seja, a Community Edition ou edições da comunidade, entre as quais encontramos as que utilizavam os sistemas UBports (Ubuntu Touch), PostmarketOS, Manjaro, Mobian e KDE (Plasma Móvel).

A primeira impressão que podemos ter ao ler o acima é que eles desistiram, mas não desistiram.

No dia 2 de fevereiro de 2021, a PINE64 deu a notícia de que não venderão mais aparelhos deste tipo (CE).

A intenção era que muitos de nós pudéssemos adquirir e testar tudo o que um telefone Linux pode oferecer direto da caixa, e parece que um ano foi mais do que tempo suficiente para isso.

Para isso, a empresa vendeu as edições da comunidade com diferentes sistemas operacionais instalados por padrão, que também foram acompanhadas por alterações de design como os logotipos de cada projeto.

PINE64 se prepara para as próximas etapas com o PinePhone

Levando em conta que é algo que sempre comentei, que tudo fica muito bem se não abandonam o desenvolvimento, e como dono de um PineTab onde faço alguns testes, tive que ler bem o artigo publicado pelo PINE64 para não perder detalhes.

No entanto, tenho minhas dúvidas sobre o que o futuro reserva, em parte porque dão tão poucos detalhes.

Eles mencionam que o PinePhone se tornará uma plataforma da qual hardware, como o teclado, também fará parte.

No futuro, eles fornecerão mais informações, como o sistema operacional que os próximos PinePhones usarão por padrão.

Se tivesse que apostar, pelo que tenho visto, acho que não apostaria porque eles escolheram o Ubuntu Touch por causa de suas limitações, e não sou um grande fã do Arch Linux ou do Mobian, pelo menos em suas edições com Phosh.

Posso dizer o que gostaria, que eles escolhessem o Manjaro com Lomiri ou o Plasma Mobile. Provavelmente saberemos mais em quatro semanas, mas a PinePhone veio para ficar.

Sair da versão mobile