Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

PinePhone KDE Community Edition lançado oficialmente

E foi lançado oficialmente o PinePhone KDE Community Edition. Confira os detalhes, especificações e o preço desse incrível aparelho.

No momento, o celular mais popular do mundo é o iPhone, mas o sistema operacional que leva o gato até a água é o Android, com mais de 80% do market share.

Acho que será difícil mudar, mas aqueles de nós que experimentaram uma versão móvel do Linux sabem que existem mais opções.

E a partir de agora existe mais um, ou um com um naipe novo, já que o KDE e a PINE64 recentemente apresentaram o KDE PinePhone CE.

PinePhone KDE Community Edition lançado oficialmente

PinePhone KDE Community Edition lançado oficialmente

Sim. O Projeto KDE e a PINE64 revelaram a próxima edição do popular telefone PinePhone Linux, o PinePhone KDE Community Edition, equipado com Plasma Mobile UI.

Depois do PinePhone UBports Community Edition, do PinePhone postmarketOS Community Edition e do PinePhone Manjaro Community Edition, vem o PinePhone KDE Community Edition usando a IU do Plasma Mobile desenvolvida pelo Projeto KDE.

Sobre a interface usada no aparelho, o projeto KDE explicou que:

“Desenvolvido por voluntários de Software Livre de todo o mundo, contribuindo com seu tempo e conhecimento, o Plasma Mobile é uma derivação direta do desktop Plasma de sucesso do KDE e oferece total privacidade, controle do usuário e a promessa de um ambiente e aplicativos verdadeiramente convergentes.”

Ou seja, se você adora o ambiente de desktop KDE Plasma, vai adorar o telefone PinePhone Linux com Plasma Mobile, que promete oferecer as mesmas tecnologias subjacentes e aplicativos que você já usa em seu computador pessoal.

Por exemplo, o aplicativo KDE Connect permitirá que você conecte seu PinePhone à sua área de trabalho para gerenciar armazenamento, mensagens e notificações, o aplicativo Okular permitirá que você leia uma ampla variedade de documentos e o aplicativo VVave permitirá que você ouça suas músicas favoritas.

Mas o que é mais incrível é que o PinePhone KDE Community Edition é um dispositivo totalmente convergente, que pode ser facilmente transformado em uma área de trabalho versátil quando conectado a um monitor externo, teclado e mouse.

Isso é possível com qualquer dock USB-C, mas o Pacote de Convergência já inclui um.

As especificações técnicas do telefone PinePhone KDE Community Edition incluem uma CPU Allwinner A64 Quad-Core com GPU Mali 400 MP2, RAM LPDDR3 de 2 GB ou 3 GB, LCD de 5,95 polegadas com resolução de 1440 × 720, proporção de 18: 9 e vidro endurecido de 16 GB ou 32GB de armazenamento interno eMMC, câmera traseira de 5MP e câmera selfie de 2MP.

Em termos de conectividade, o dispositivo possui Wi-Fi 802.11 b/g/n de banda única com ponto de acesso, Bluetooth 4.0 A2DP, porta USB Tipo C com saída de vídeo digital HD, GPS com GPS-A e suporte para GLONASS e um micro SD inicializável slot.

Outros recursos incluem interruptores de hardware para LTE/GPS, Wi-Fi/Bluetooth, microfone, alto-falante e câmeras, bateria Samsung J7 de fator de forma de 3000mAh, LED de status RGB, vibrador, fone de ouvido de 3,5 mm, três interruptores externos (para cima, para baixo e potência), bem como acelerador, luz ambiente, barômetro, bússola, giroscópio e sensores de proximidade.

Resumindo, as especificações técnicas do KDE PinePhone CE são:

Preços e prazos do PinePhone KDE Community Edition

Assim como as edições anteriores, o PinePhone KDE Community Edition estará disponível para compra em duas variantes, uma padrão com preço de US$ 149 USD com 2 GB de RAM e um Pacote de Convergência com 3 GB de RAM e dock USB-C para convergência, com preço de US$ 199 USD.

Os usuários interessados ​​poderão fazer a pré-encomenda desta edição do PinePhone no primeiro dia de dezembro.

Vale a pena comprar o PinePhone KDE Community Edition?

Para usuários que querem experimentar ou são desenvolvedores, vale a pena.

Mas para quem quer um telefone 100% funcional, lamento dizer que não, não chega nem perto. Muitas vezes eu li que aplicativos básicos como telefone ou mensagens param de funcionar, então, se você não pode usar um telefone como um telefone, para que serve? Para isso: teste, verifique e desenvolva.

Pessoalmente, acho que tudo parece bem e o futuro será muito diferente, contanto que desenvolvedores e empresas como a PINE64 continuem trabalhando no PinePhone.

Se não desistirem, no futuro tudo funcionará melhor e teremos terminais com muitas possibilidades que, além disso, nos permitirão rodar aplicativos Android, para quem sente falta do WhatsApp. E o melhor, tudo grátis e por um preço difícil de acreditar.

Em qualquer caso, a apresentação do PinePhone KDE Community Edition já é oficial, e parece que, após o lançamento da edição postmarketOS, tudo continua em passo firme.

Sair da versão mobile