Pop Shop também está recebendo uma atualização

Não será apenas o ambiente de desktop COSMIC que será renovado neste ano, a Pop Shop também está recebendo uma atualização.

Este anos veremos a estreia do ambiente de desktop COSMIC desenvolvido pela System76, construído do zero, e está definido para fazer sua primeira aparição no próximo lançamento do Pop!_OS 24.04.

Resumindo, há muito entusiasmo em torno do novo ambiente de desktop. Espera-se que isso agite as coisas no cenário dos desktops Linux. O objetivo é oferecer uma experiência de desktop mais simples e direta que todos possam desfrutar.

Esta é uma excelente notícia, especialmente para aqueles que se deixaram decepcionar pelas limitações e nem sempre pelas interações mais lógicas que o GNOME impõe ou para aqueles que acham que a aparência do KDE Plasma não é sua preferência.

No ano passado, a equipe da System76 tem se esforçado muito para melhorar todos os aspectos de seu ambiente de desktop COSMIC, ainda em desenvolvimento.

Eles planejam lançar a primeira versão alfa até o final de maio, seguida por uma segunda versão alfa e a primeira versão beta.

Diante disso, Jeremy Soller, engenheiro principal da System76, tem compartilhado atualizações sobre um novo desenvolvimento interessante.

Acontece que a Pop Shop, que era o local ideal para lidar com todo o software Pop!_OS, está recebendo uma atualização.

Pop Shop também está recebendo uma atualização

Pop Shop também está recebendo uma atualização
Pop Shop também está recebendo uma atualização

Sim. A Pop Shop também está recebendo uma atualização. Diga olá à COSMIC Store, um novo aplicativo promissor escrito em Rust atualmente em desenvolvimento ativo.
Pop Shop também está recebendo uma atualização
Pop Shop também está recebendo uma atualização – Loja Pop!_OS COSMIC, Créditos da imagem: Jeremy Soller

Segundo Jeremy Soller, engenheiro principal do System76:

“A COSMIC Store está chegando rapidamente, embora ainda haja muito a fazer. Ele carrega quase instantaneamente porque usa bitcode para armazenar dados do appstream em um formato otimizado. Ele usa muito pouca memória em comparação com o Pop Shop. As pesquisas podem ser realizadas ao vivo, pois são feitas em paralelo. A pesquisa por “e” leva 5,5 ms na minha área de trabalho e retorna 4.601 resultados.”

O principal ponto de venda aqui é a velocidade – estamos falando de supervelocidade, muito mais rápida do que estamos acostumados quando consideramos gerenciadores de software GUI.

Isso parece ter sido conseguido através do uso de técnicas de cache de metadados do AppStream, que foram usadas para evitar a funcionalidade de pesquisa lenta do PackageKit.

Além disso, a COSMIC Store oferecerá suporte ao Flatpak, que é praticamente o caminho certo para distribuição de software independente de distribuição atualmente.

Quer saber se ele pode ser usado com outras distros além do Pop!_OS? Bem, como é de código aberto e seu código está disponível publicamente no GitHub, qualquer distribuição Linux pode participar da festa. Tudo o que eles precisam é de vontade de adaptá-lo às suas necessidades.

Para encerrar, há uma coisa em que todos concordamos: o desktop COSMIC vai agitar as coisas e todos na comunidade Linux estão ansiosos, esperando para ver o que ele pode fazer.

Sejamos realistas: os grandes nomes dos ambientes de desktop como KDE Plasma, GNOME e XFCE já existem há mais de duas décadas. Claro, isso é incrível porque mostra que eles resistiram ao teste do tempo.

Claro, muitos outros nomes, como Cinnamon, Budgie, LXQt, Deepin, Pantheon e assim por diante, foram construídos sobre essas bases clássicas, ajustando-as e distorcendo-as à sua própria maneira. Mas CÓSMIC? É uma história totalmente diferente.

É um ambiente de desktop totalmente novo, no sentido completo da palavra novo, construído do zero, com uma empresa por trás dele que tem os recursos e ambições para torná-lo o próximo grande sucesso na computação de desktop Linux.

E isso é algo que não podemos deixar de ficar entusiasmados.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.