Por que as pessoas estão devolvendo o Apple Vision Pro

Confira os relatos de quem já comprou o dispositivo (e desistiu dele) e entenda por que as pessoas estão devolvendo o Apple Vision Pro.

A Apple finalmente lançou o Vision Pro, o primeiro headset de realidade mista da empresa, em 3 de fevereiro. Isso significa que para os compradores do primeiro dia, o último dia para devolver o Apple Vision Pro sob a política de 14 dias foi na sexta-feira passada.

Se você der uma olhada nas redes sociais, encontrará um número significativo de proprietários de Vision Pro explicando o que os levou a devolver o dispositivo.

Por que as pessoas estão devolvendo o Apple Vision Pro

Por que as pessoas estão devolvendo o Apple Vision Pro
Na verdade, meios de comunicação como The Verge e Bloomberg relataram os retornos, que parecem ser em massa. Mas isso é realmente um problema ou há apenas uma minoria muito vocal de pessoas que estão devolvendo o Apple Vision Pro?

Vision Pro é um headset de realidade virtual que usa vídeo passthrough para parecer um dispositivo de realidade aumentada. É o que a Apple chama de computador espacial.

Em essência, as câmeras capturam o mundo ao redor do usuário e o Vision Pro o virtualiza, permitindo que os usuários coloquem janelas e aplicativos em seu próprio espaço.

Parece muito legal, mas o Vision Pro enfrentou vários problemas.

O headset tem um campo de visão limitado, software com bugs, peso alto e formato um tanto desconfortável, de acordo com os compradores. Ele também apresenta um preço colossal de US$ 3.500. Em parte, é por isso que as pessoas estão devolvendo o Apple Vision Pro.

Quantas pessoas estão devolvendo o Apple Vision Pro?

É difícil avaliar exatamente quantas pessoas estão devolvendo o Apple Vision Pro. Isso ocorre porque a Apple não divulga nenhum número oficial sobre quantos headset Vision Pro estão sendo devolvidos.

No entanto, o relatório mencionado de Mark Gurman da Bloomberg nos dá nossa melhor ideia sobre a taxa de retorno do Vision Pro.

Gurman diz que o Vision Pro está sendo devolvido a uma taxa “algo entre a média e acima da média em comparação com outros produtos – dependendo da localização”. Além disso, o relatório diz que algumas lojas de varejo registraram até oito devoluções em um dia.

Algumas pessoas atribuíram as taxas de retorno aos criadores de conteúdo, como aqueles que fazem vídeos no YouTube, que devolveram o Apple Vision Pro depois de fazer um vídeo sobre ele.

Mas o relatório da Bloomberg rejeita essa ideia, porque Gurman conversou com muitas pessoas reais que estavam insatisfeitas com o Vision Pro.

Os que retornaram citaram questões como peso, sensação de isolamento e software com bugs. Claro, o fato de o Vision Pro custar tanto quanto um carro usado também é um fator importante.

A Apple quer descobrir o que há de errado com o Vision Pro, por isso está fazendo uma breve série de perguntas aos retornadores sobre por que estão devolvendo o headset.

Depois disso, o funcionário do varejo se reportará a um gerente, que enviará feedback à sede corporativa da Apple. A Apple tem muito em jogo com o Vision Pro e quer aprender tudo o que puder sobre o que está errado.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.