Por que você deveria e não deveria considerar um hotspot 5G?

Se você está na expectativa da próxima geração de acesso a Internet, veja por que você deveria e não deveria considerar um hotspot 5G.

A próxima revolução da internet móvel começou, mas isso não significa que cada pessoa deve comprar em todos os aspectos imediatamente.

Por que você deveria e não deveria considerar um hotspot 5G?
Por que você deveria e não deveria considerar um hotspot 5G?

Como já é possível ver, internet sem fio 5G está se espalhando lentamente nos Estados Unidos (bem diferente daqui), e com isso vem a promessa de velocidades de Internet indizivelmente rápidas.

Na verdade, a Internet 5G é tão rápida que os dispositivos precisarão de suporte embutido no hardware para suportá-la.

A maioria dos dispositivos móveis ainda não tem isso, mas um número crescente está conseguindo.

Estes incluem hotspots 5G, que são hubs de internet que podem converter uma conexão 5G em um sinal wi-fi ultrarrápido para seu telefone, laptop ou qualquer outra coisa que precise.

Empresas como a Sprint, a Verizon e a AT & T sancionaram oficialmente os hotspots 5G no mercado ou no caminho.

Hotspots 5G definitivamente parecem pequenos pedaços de tecnologia, mas eles valem a pena no início do jogo?

Por que você deveria e não deveria considerar um hotspot 5G?

Aqui estão alguns dos prós e contras da adoção antecipada de hotspots 5G.

Uma razão que você deveria: Você tem uma geografia afortunada

O maior obstáculo para a adoção do 5G pelos consumidores agora é um simples, e é uma barreira que a grande maioria das pessoas não pode fazer nada: o local onde eles vivem.

Não é possível obter um serviço 5G consistente na maioria das cidades dos EUA, por mais que você deseje. De cara isso já elimina qualquer local no Brasil, onde tudo ainda está em fase fetal.

A lista de cidades com suporte 5G ainda não é expansiva o suficiente para a maioria das pessoas justificar a compra no ecossistema com hardware caro.

Dito isso, se você tiver a sorte de morar em uma cidade com suporte 5G, se inscrever em uma operadora que a ofereça naquela cidade e passar um tempo em um bairro que a consiga, um hotspot pode ser uma compra bem-sucedida.

Basta olhar para os tipos de velocidades que você pode obter em uma conexão 5G.

Uma razão pela qual você não deveria: isso vai te custar caro

Como é o caso de qualquer adoção antecipada de tecnologia revolucionária, você precisará esvaziar sua carteira para obter um hotspot 5G.

A pior parte é que o custo do dispositivo não é a única coisa que vai drenar sua conta bancária. E claro, você também precisará atualizar seu plano de dados de sua operadora preferida.

Por exemplo, o recém-anunciado 5G M1000 hotspot da Verizon custa U$$ 650 no varejo. Além disso, um plano de dados somente de ponto de acesso necessário para usá-lo é de U$$ 85 por mês.

Isso é muito. A alternativa da AT & T, o Netgear Nighthawk, também é um dispositivo caro que custa U$$ 500, com um adicional de U$$ 70 por mês para um plano de dados.

A tecnologia é cara, e as empresas de tecnologia precisam obter o máximo possível de early adopters para justificar seus investimentos. Isso não torna menos difícil aceitar o custo exorbitante de conseguir um hotspot de 5G em 2019.

Uma razão pela qual você deveria: Você gosta de estar no limite

Ainda assim, muitas pessoas aceitarão o custo porque querem aproveitar a onda tecnológica sempre que possível.

Isso é totalmente compreensível. O fato é que, se uma rede 5G estiver disponível para você e esses hotspots realmente funcionarem conforme o esperado, eles podem ser dispositivos bem legais.

Afinal, quem não gosta de brincar com os mais novos e mais brilhantes brinquedos? Pode ser muito divertido ter uma caixa portátil com o poder de fornecer wi-fi supersônico para qualquer dispositivo compatível.

Além disso, é à prova do futuro. A disponibilidade de redes 5G e dispositivos compatíveis só irão crescer daqui. No entanto, sobre esses dispositivos …

Uma razão pela qual você não deveria: as redes podem não ser úteis ainda

Esqueça o fato de que a maior parte do país ainda não tem acesso às redes 5G. Mesmo se você tiver acesso a uma rede 5G por cortesia de sua operadora em uma cidade com suporte, ainda há considerações sobre dados em exibição aqui.

Uma análise recente do PCMag descobriu que os planos 5G existentes nos EUA podem não oferecer dados suficientes para o uso médio de uma rede no mês.

Uma quantidade perfeitamente razoável de streaming de vídeo consumiria mais dados em um mês do que qualquer oferta de planos disponíveis, o que é especialmente frustrante, já que os planos de 5G em outros países oferecem muito mais dados por mês.

Talvez isso mude à medida que a adoção e a disponibilidade de 5G aumentam, mas, no momento, a utilidade de um hotspot 5G fora do uso ocasional de novidades parece bastante reduzida neste país e em boa parte do mundo.

Infelizmente, no cenário atual do nosso país, essa tecnologia ainda é inalcansável para a grande maioria das pessoas. Mas sonhar não é proibido, certo?

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.