Port do Wine levará aplicativos do Windows para o Haiku

Um port do Wine levará aplicativos do Windows para o Haiku o que irá aumentar a quantidade de programas deste sistema operacional.

Haiku é um sistema operacional gratuito e de código aberto projetado para ser compatível com o BeOS, um sistema operacional legado da década de 1990.

O próprio Haiku está em desenvolvimento há duas décadas, mas ainda é considerado software beta (e só atingiu esse estado há alguns anos).

O Haiku usa parte do código original e sua GUI é notavelmente baseada no Tracker e Deskbar do BeOS, lançados como código aberto em 2000 – quando o BeOS já estava na versão 5 e com uma década de idade.

Embora haja um número relativamente limitado de aplicativos nativos disponíveis para a plataforma, uma possível solução para essa lacuna de aplicativos pode estar no horizonte: um desenvolvedor está portando o Wine para o Haiku, o que possibilita a execução de alguns aplicativos do Windows no Haiku.

Port do Wine levará aplicativos do Windows para o Haiku

Port do Wine levará aplicativos do Windows para o Haiku
Port do Wine levará aplicativos do Windows para o Haiku

Sim. O sistema operacional Haiku tem um novo recurso experimental, o WINE. Originalmente um subsistema Linux, o WINE pode executar programas Windows não modificados em outros sistemas operacionais.

Na verdade, o Wine é uma camada de compatibilidade do Windows inicialmente projetada para Linux e outros sistemas operacionais do tipo Unix, incluindo macOS e BSD.

Ao portá-lo para funcionar com o Haiku, o desenvolvedor X512 conseguiu fazer com que aplicativos do Windows, incluindo 7-Zip, Inkscape, Paint e Notepad++, fossem executados ao lado de aplicativos nativos do Haiku.

Existem algumas limitações. Até agora, apenas aplicativos de 64 bits são suportados, o que deixa de fora muitos aplicativos mais antigos do Windows, que podem ser apenas de 32 bits.

Alguns recursos ainda não funcionam, incluindo detecção de tamanho de tela e controle de foco. E nem todos os aplicativos do Windows funcionam com o Wine, mas você pode encontrar uma lista de milhares de aplicativos que funcionam no Wine Application Database.

Você pode encontrar mais detalhes sobre a portabilidade em andamento do Wine para o Haiku em um tópico no fórum do Haiku.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.