Porteus 5.5 lançado com Kernel 6.1 LTS e suporte exFAT

E foi lançado o Porteus 5.5 com Kernel 6.1 LTS e suporte exFAT. Conheça mais um pouco sobre ela e veja onde baixar a distro.

O Porteus Kiosk é um sistema operacional Linux leve baseado no Gentoo que foi reduzido e confinado para permitir o uso de apenas um aplicativo – o navegador Firefox.

O navegador foi bloqueado para impedir que os usuários adulterem as configurações ou baixem e instalem software. Quando o quiosque inicializa, ele abre automaticamente o Firefox na página inicial preferida do usuário.

O histórico de navegação não é mantido, nenhuma senha é salva e muitos itens de menu foram desativados para aumentar a segurança. Quando o Firefox é reiniciado, todos os caches são limpos e o navegador reabre com uma sessão limpa.

Agora, a equipe do Porteus Linux anunciou o lançamento do Porteus Linux 5.5.

Novidades do Porteus 5.5

Porteus 5.5 lançado com Kernel 6.1 LTS e suporte exFAT
Porteus 5.5 lançado com Kernel 6.1 LTS e suporte exFAT

Porteus Kiosk 5.5 é alimentado pela série de kernel Linux 6.1 LTS suportada a longo prazo para suportar novos hardwares e recursos e inclui pacotes de userland atualizados do instantâneo portage 20230318 do Gentoo Linux.

Novos recursos no Porteus Kiosk 5.5 incluem suporte para dispositivos de armazenamento formatados exFAT, suporte para autenticação MD5 em redes com fio 802.1x, suporte para monitoramento da capacidade da bateria de clientes conectados, bem como a capacidade de habilitar o watchdog timer para reiniciar automaticamente o computador quando algo falha.

Esta versão também adiciona suporte para download de novos pacotes e atualizações do sistema de espelhos oficiais do servidor, adiciona suporte para o protocolo zoommtg no navegador Google Chrome por padrão para permitir conexões Zoom usando um cliente web e atualiza o Google Chrome para a versão 108.0.5359.124 e Mozilla Firefox para a versão 102.9.0 ESR.

O processo de inicialização foi otimizado para oferecer aos usuários uma experiência mais rápida e suave iniciando a sessão X em TTY1/VT1 em vez de em VT7 para evitar alternar entre VTs.

Além disso, esta versão aborda um bug de inicialização do firmware UEFI para melhorar a compatibilidade com sistemas de quiosque antigos.

Várias outras correções e melhorias menores também estão presentes no Porteus Kiosk 5.5, que está disponível para download agora mesmo no site oficial em quatro edições, incluindo Live (Standard), Cloud, Server e Thin Client.

Porteus Kiosk funciona em sistemas alimentados por processadores AMD ou Intel. Ele não suporta dispositivos ARM como o Raspberry Pi.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Porteus 5.5

A imagem ISO do Porteus 5.5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.