Começou a pré encomenda do Atari VCS com Ubuntu!

Começou a pré encomenda do Atari VCS com Ubuntu!
Começou a pré encomenda do Atari VCS com Ubuntu!

Informações oficiais confirma que começou a pré encomenda do Atari VCS com Ubuntu. Finalmente o tão aguardado console da Atari pode virar realidade, Confira os detalhes desse assunto e tenha certeza se você também quer ter um.


O Atari VCS é um console de jogos baseado em Linux que apresenta um design inspirado no Atari 2600 original.
Começou a pré encomenda do Atari VCS com Ubuntu!

E agora, os fãs de jogos retro podem “pré-encomendar” o Atari VCS no site de crowdfunding IndieGoGo.

Sim! É isso mesmo: Uma lista de modelos está disponível para “pré-encomenda” a partir de hoje, incluindo uma edição preta básica com preço de U$$ 199, que não chega a ser tão terrível.

O dispositivo vem pré-carregado com 100 jogos clássicos da Atari, e no futuro, oferecerá aos proprietários a oportunidade de comprar e transmitir títulos de jogos modernos de editoras independentes.

O Ataribox quase se tornou um vaporware, já que vários entusiastas do Linux, ficaram muito empolgados quando o produto foi anunciado no ano passado, e infelizmente, esse entusiasmo logo se dissipou.

Na verdade, muitos quase desistiram do aparelho, pois as datas de lançamento foram canceladas, havia escassez de informações, prazos perdidos e algumas manobras de mídia social bastante bizarras, que deram ao projeto todos as características de um vaporware.

Mas agora, a Atari criou as mercadorias. Não são apenas “pré-encomendas” para o console impecavelmente projetado, pois eles distribuíram especificações detalhadas e confirmaram que o Atari VCS realmente executa o Ubuntu!

Atari VCS Especificações & Preço

Seria fácil descartar o VCS como um console de jogos que comercializa a nostalgia nos moldes do Nintendo SNES Mini.

Mas ele é apenas um emulador: o VCS também é um PC de jogos (não um super poderoso, mas é).

As especificações divulgadas na campanha de crowdfunding do VCS parecem oferecer mais do que o suficiente para lidar com os clássicos de jogos retrô dos jogos modernos de desenvolvedores indie do passado e menos exigentes:

  • APU AMD da AMD Bristol Ridge
  • GPU AMD Radeon R7
  • 4 GB de RAM
  • 32GB eMMC

O processador

A Atari diz que fez uma parceria com a AMD para criar um “processador personalizado” para o console, que é um APU chamado de “A1”.

O chip é derivado da série Bristol Ridge A10, o que não é ruim, mas é bastante improvável que ele consiga executar versões de Tomb Raider nas configurações máximas.

Mas o VCS será poderoso o suficiente para gerar uma resolução 4K, lidar com conteúdo de vídeo HDR e lidar com jogos rodando a 60fps.

O armazenamento interno

Apesar de possuir uma baixa quantidade de armazenamento interno, o VCS suporta armazenamento expansível por meio de cartão SD e dispositivos USB (e, se isso acontece como um hub de consumo de mídia, ele precisa disso).

Wi-Fi e entradas/saídas

O Atari VCS possui Wi-Fi de banda dupla integrada, Bluetooth 5.0, Ethernet, mais 4 portas USB 3 e saída HDMI.

O sistema

E como dita antes, o sistema operacional do aparelho é uma versão customizada do Ubuntu alimentada com o kernel Linux 4.10.

E se tudo isso não bastasse, a Atari acrescenta que os usuários poderão desbloquear o acesso à “sandbox do Linux”.

A partir daí, eles podem, entre outras coisas, alternar o sistema operacional, executar um ambiente de área de trabalho completo, carregar outros softwares do Linux e muito mais, talvez,também seja possível executar o Steam para Linux.

Os preços

Preços de pré-encomenda para o Atari VCS começam em U$$ 199. Não fique muito empolgado, já que esta é a oferta mais baixa de “early bird” e apenas para o modelo “Onyx” que é preto e vermelho padrão, sem controladores incluídos.

Uma vez que todas as unidades iniciais se esgotem (alerta: existem mais de 24.000 restantes no momento em que esse artigo foi escrito) o preço sobe para $ 249 para o modelo base sans controllers – que é aproximadamente o custo de um Nintendo Switch de segunda mão.

A partir daí, o preço aumenta dependendo da sua escolha desejada de material do modelo e se você quer um joystick ou gamepad (ou ambos) como parte do pacote.

O joystick e o gamepad podem ser “pré-encomendados” separadamente, custando U$$ 29 para o retro “joystick clássico” e U$$ 49 para o gamepad Steam controller-esque (ambos bluetooth, ambos muito elegantes).

Jogos do Atari VCS

Um console de jogos não é muito útil sem jogos, então o VCS vem pré-carregado com algo chamado Atari Vault.

Atari Vault no Atari VCS com Ubuntu!

Esta é uma coleção de mais de 100 clássicos jogos Atari “em seus formatos originais arcade e/ou 2600 e pronto para jogar”.

Títulos conhecidos como Asteroids, Centipede, Breakout e Gravitar provavelmente estarão presentes, apesar de não haver uma lista confirmada de jogos no momento. Imaginem ver Pac-Man, Kaboom! e Laserblast incluído também.

Confira um trailer do Atari Vault abaixo:

%CODE1%

É possível jogar games modernos também

Naturalmente, você pode querer fazer mais do que embaralhar alguns pixels de cores estranhas de jogos antigos. E graças à natureza “aberta” do console, você pode.

Os usuários do VCS também poderão instalar outros jogos do Linux (desde que o VCS possa lidar com eles) por meio de um serviço personalizado de assinatura/loja da Atari, bem como dos principais arquivos do Ubuntu e de lojas de terceiros como Steam e Itch.io.

O Tempest 4000, uma nova entrada na clássica franquia Tempest, estará disponível para o console no lançamento.

%CODE2%

Entenda melhor a pré-encomenda do Atari VCS

“preorder” pode até ser traduzido como pré venda, mas esse ainda não é o caso. Por isso durante todo esse texto usei o termo pré-encomenda.

Embora a Atari esteja fazendo amplo uso da “preorder”, esta não é uma pré venda. Você está simplesmente apoiando uma campanha de crowdfunding, sem entrar em um contrato para comprar.

Então, a campanha pode, por meio de erros e problemas, nunca liberar um produto real em funcionamento.

Esta ainda é apenas uma campanha de crowdfunding. Portanto, não apoie e se acomode, e claro, considere os riscos tipicamente associados a tais empreendimentos.

A Atari planeja trabalhar em um segundo protótipo em breve, com o objetivo de fabricar o modelo no final de 2018.

Quanto à data de lançamento do Atari VCS, está tudo pronto para a primavera de 2019 (Nos EStados Unidos isso ocorre entre março e junho).

Ficou interessado? Você pode fazer uma pré-encomenda do Atari VCS no IndieGoGo, onde você também encontrará muitas outras imagens, vídeos e outras informações.

O que está sendo falado no blog

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile