Projeto Fedora quer tornar pacotes de aplicativos Linux menores

Projeto Fedora quer tornar pacotes de aplicativos Linux menores
Projeto Fedora quer tornar pacotes de aplicativos Linux menores

Adam Samalik informou que foi criada uma equipe de minimização, pois o Projeto Fedora quer tornar pacotes de aplicativos Linux menores.

Se você saiu do Windows para o Linux, deve ter percebido que os aplicativos Linux não são tão grandes quanto os do sistema da Microsoft.

Projeto Fedora quer tornar pacotes de aplicativos Linux menores

Há alguns que fazem um ótimo trabalho e pesam alguns megabytes, enquanto que no Windows um aplicativo equivalente pode exceder 1 GB.

Apesar dessa diferença, as coisas sempre podem melhorar. E é isso que o Fedora pretende conseguir ao criar uma equipe de minimização com o objetivo de reduzir o tamanho do software disponível para distribuição.

Projeto Fedora quer tornar pacotes de aplicativos Linux menores

Para ser mais exato, a intenção do Fedora e sua nova equipe de minimização é reduzir o tamanho dos pacotes de aplicativos, tempos de execução e outros softwares, criando contêineres menores, eliminando dependências quando eles não são necessários e reduzindo a pegada do patch.

Apenas eliminando dependências desnecessárias, podemos ter uma ideia de que o que o Fedora está procurando é mais do que reduzir o tamanho de seu software. O objetivo é que tudo funcione muito melhor.

O principal trabalho que a nova equipe de minimização fará é analisar as dependências dos pacotes para ver se há uma possibilidade mínima de evitá-los, criando fluxos de módulos com versões reduzidas de pacotes, como evitar documentação e outras áreas que ainda estão sendo avaliadas.

Sobre tudo isso, Adam Samalik, do projeto Fedora, disse o seguinte:

“Estou iniciando um Objetivo de Minimização que se concentra em minimizar o tamanho da instalação de alguns aplicativos populares, tempos de execução e outros softwares no Fedora. E há uma nova equipe de minimização se formando. Os membros da equipe consultam e trabalham com mantenedores, ferramentas de desenvolvimento e serviços do Fedora, geram relatórios mostrando o status do ecossistema do Fedora e uma comparação com outros ecossistemas, etc. O objetivo é criar um ambiente onde seja fácil para os nossos mantenedores manterem as coisas pequenas ao longo do tempo. Não é apenas um esforço de uma só vez.”

Para mais informações sobre o projeto, acesse a página da iniciativa.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile