Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Proton 4.2-4 lançado com DXVK 1.1.1 e mais outras atualizações

Foi lançado o Proton 4.2-4 com DXVK 1.1.1 e mais outras atualizações importantes. Confira todas as novidades desse update e veja como usar o recurso.

O Proton permite que você execute aplicativos de jogos que estão disponíveis apenas para o Windows diretamente no cliente Linux Steam.

O pacote inclui a implementação do DirectX 10/11 (baseado no DXVK) e 12 (baseado no vkd3d), trabalhando através da tradução de chamadas do DirectX para a Vulkan API, fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e capacidade de usar o modo de tela cheia, independentemente das resoluções de tela suportadas em jogos.

Os desenvolvimentos do projeto são distribuídos sob a licença BSD. Assim que estiverem prontos, as alterações desenvolvidas no Proton são transferidas para o projeto original do Wine e projetos relacionados, como DXVK e vkd3d.

Proton 4.2-4 lançado com DXVK 1.1.1 e mais outras atualizações

Comparado ao projeto original do Wine, o desempenho de jogos multi-threaded aumentou significativamente graças ao uso de patches “esync” (Eventfd Synchronization).

Atualmente, alguns dos jogos e aplicativos que foram testados e têm bom desempenho neste projeto são:

Novidades do Proton 4.2-4

Há poucos dias a Valve fez a publicação da nova versão do projeto Proton 4.2-4, que é baseado no trabalho do projeto Wine e visa garantir o lançamento dos aplicativos de jogos Linux criados para Windows e apresentados no catálogo do Steam. .

Neste novo lançamento do Proton 4.2-4 o projeto salienta que a camada DXVK (implementação DXGI, Direct3D 10 e Direct3D 11 em cima da API Vulkan) foi atualizado para a versão 1.1.1, que adiciona suporte para shaders na memória comprimida e aumenta o desempenho de vários jogos, especialmente aqueles baseados no motor Unreal Engine 4.

Além do bloqueio foi resolvido para iniciar a raiva jogo 2 (para trabalhar em sistemas com AMD GPU usando uma nova versão experimental da Mesa é necessária).

O suporte para trabalhar com a API gráfica Vulkan foi melhorado, bem como a compatibilidade com o jogo No Man’s Sky.

Uma pequena mudança que não podemos descartar é a melhoria nos ícones para alguns gerenciadores de janelas.

Uma pequena mudança que não podemos descartar é a melhoria nos ícones para alguns gerenciadores de janelas.

Outras mudanças que se destacam desta nova versão são:

Como ativar o Proton no Steam?

Se você estiver interessado em testar o que oferece o projeto Proton em sua distro Linux preferida, a única exigência a ser cumprida, é instalar a versão beta do Steam Play for Linux ou juntar-se a versão beta do Linux a partir do cliente Steam (se eles já possuem Steam instalado em seu sistema).

Para poder mudar para a versão Beta do Steam, você deve abrir o cliente Steam no seu sistema e clicar no menu Steam no canto superior esquerdo e depois em ‘Settings’ (Configurações).

Na seção ‘Account’ (Conta), você encontrará a opção de se inscrever na versão beta. Ao fazer isso e aceitar o cliente Steam, você fechará e baixará a versão beta (uma nova instalação).

No final e depois de acessar sua conta, eles retornam à mesma rota para verificar se já estão usando o Proton.

Agora você pode instalar seus jogos como de costume, você será lembrado pela única vez que o Proton é usado para isso.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…
Sair da versão mobile