PulseAudio 15 lançado com suporte para LDAC e codecs AptX, e mais

Foi lançado PulseAudio 15 com suporte para LDAC e codecs AptX, e muito mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como atualizar.

O PulseAudio é um sistema (ou servidor) de som usado por vários sistemas operacionais baseados em Linux por padrão. Ele é um software livre lançado sobre os termos da GNU Lesser General Public License.

Curiosamente, o PulseAudio roda sobre Microsoft Windows e sistemas POSIX como o Linux, porém o port para Windows não é atualizado desde 2011.

Embora em 2021 possamos começar a ver o PipeWire substituindo o PulseAudio por padrão, pelo menos em distribuições de ponta como o Fedora, por enquanto o PulseAudio ainda é o servidor de som dominante usado por distribuições Linux para desktop.

E agora, o servidor de som PulseAudio 15.0 foi lançado hoje como uma grande atualização que apresenta vários novos recursos e melhorias para suporte de som de última geração para sistemas Linux e UNIX.

Novidades do PulseAudio 15

PulseAudio 15 lançado com suporte para LDAC e codecs AptX, e mais

Os destaques da versão PulseAudio 15.0 incluem suporte para os codecs LDAC e AptX Bluetooth para A2DP, suporte para variantes de configuração SBC XQ de alta qualidade, suporte nativo para perfis HFP Bluetooth, bem como suporte para Bluetooth A2DP AVRCP Volume Absoluto para controlar o volume do dispositivo A2DP conectado.

Esta versão principal também melhora o suporte de hardware adicionando suporte para headsets de jogos SteelSeries Arctis 9 USB, HP Thunderbolt Dock 120W G2 dock, dispositivo de fone de ouvido OnePlus Type-C Bullets USB-C e DACs Sennheiser GSX 1000 e 1200 PRO USB para jogos.

Entre outras mudanças dignas de nota, o PulseAudio 15.0 apresenta novos parâmetros de linha de comando para o comando pactl, como get-default-{sink|source}, get-{sink|source}-volume e get-{sink|source}-mute, adiciona suporte para definir perfis de placa de som como fixos e permite definir argumentos de módulo de placa de módulo por meio da configuração do udev por meio de uma nova variável do udev chamada PULSE_MODARGS.

Além disso, os usuários agora podem configurar o limite superior de latência do módulo module-null-source com o argumento do módulo max_latency_msec, carregar o módulo de correspondência de módulo várias vezes e adicionar arquivos de configuração de caminho ALSA em seu diretório /home.

Além disso, o módulo de detecção de módulo jackdbus agora carrega automaticamente JACK coletor e fonte quando JACK inicia, o módulo de aplicação de filtro de módulo agora adiciona automaticamente parâmetros de filtro de propriedades de dispositivo, e o módulo módulo virtual surround-coletor foi reescrito para apoiar respostas de impulso maiores.

Para desenvolvedores, o PulseAudio 15.0 adiciona um novo mecanismo que eles podem usar em seus aplicativos para desabilitar a memória compartilhada em sua conexão com o PulseAudio, bem como uma nova API que pode ser usada para enviar mensagens de clientes para objetos do PulseAudio.

Para empacotadores, o PulseAudio agora evita o carregamento de módulos X11 no Wayland, mas o recurso atualmente só funciona com o ambiente de desktop GNOME, adiciona suporte para configuração de OSS e suporte Valgrind no Meson, traz suporte para leitura de configuração adicional do diretório /etc/pulse/default.pa.d/ para o script de inicialização e uma nova opção para construir apenas a biblioteca cliente e utilitários.

Mais detalhes sobre todas as mudanças a serem encontradas no PulseAudio 15 podem ser encontrados no Wiki do FreeDesktop.org. Os downloads de fontes do PulseAudio podem ser encontrados no GitHub.

Como instalar o PulseAudio

Você pode baixar e instalar o PulseAudio 14 através dos repositórios estáveis ​​da sua distribuição, assim que ela disponibilizar essa atualização.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile