PulseAudio 17 lançado com melhorias e correções

E foi lançado o PulseAudio 17 com melhorias e correções, e muito mais. Confira as novidades e veja como atualizar.

O PulseAudio é um sistema (ou servidor) de som usado por vários sistemas operacionais baseados em Linux por padrão. Ele é um software livre lançado sobre os termos da GNU Lesser General Public License.

Curiosamente, o PulseAudio roda sobre Microsoft Windows e sistemas POSIX como o Linux, porém o port para Windows não é atualizado desde 2011.

Embora em 2021 possamos começar a ver o PipeWire substituindo o PulseAudio por padrão, pelo menos em distribuições de ponta como o Fedora, por enquanto o PulseAudio ainda é o servidor de som dominante usado por distribuições Linux para desktop.

E agora, o sistema de servidor de som de código aberto PulseAudio para sistemas operacionais POSIX foi atualizado para a versão 17.

Novidades do PulseAudio 17

PulseAudio 17 lançado com melhorias e correções
PulseAudio 17 lançado com melhorias e correções

Sim. Recentemente foi anunciado o lançamento da nova versão do PulseAudio 17, que implementou melhorias e correções, como melhor interação Bluetooth, processamento de áudio webRTC aprimorado, compatibilidade com o codec Bluetooth FastStream e muito mais.

Nesta nova versão do PulseAudio 17, a forma como as configurações de roteamento de áudio ALSA UCM (Use Case Manager) são refletidas nos perfis do PulseAudio foi alterada.

Esta modificação significa a eliminação de portas combinadas para dispositivos não conflitantes, pois em vez de gerar portas combinadas para todos os dispositivos não conflitantes (ou seja, aqueles que não estão marcados como conflitantes e não compartilham PlaybackPCM e CapturePCM), agora cria uma única Perfil PulseAudio.

Além disso, as diversas entradas e saídas são agora expostas como fontes e destinos separados, em vez de portas diferentes dentro da mesma origem e destino.

Outra mudança que se destaca é que a indicação de carga da bateria para dispositivos Bluetooth foi aprimorada, pois agora os dispositivos host baseados em PulseAudio podem transmitir informações de carga para dispositivos Bluetooth externos.

Isto é particularmente útil em cenários onde, por exemplo, um dispositivo baseado em PulseAudio está conectado ao sistema de áudio de um carro, permitindo que o carro exiba o nível da bateria do dispositivo.

Além disso, podemos constatar que foi adicionado suporte para o codec Bluetooth FastStream, conhecido por fornecer áudio bidirecional de maior qualidade, agora é suportado, melhorando a experiência de áudio para dispositivos equipados com este codec.

Das outras mudanças que se destacam no PulseAudio 17, temos:

  • A biblioteca de processamento de áudio webrtc foi atualizada para a versão 1.3, que melhorou o cancelamento de eco e a tolerância ao desvio da taxa de amostragem.
  • O módulo module-role-cork agora implementa a capacidade de usar grupos de funções como gatilhos para ativar e desativar o som.
  • Ao carregar perfis ALSA, agora são usados ​​caminhos de arquivo que estejam em conformidade com a especificação XDG (primeiro $XDG_DATA_HOME, depois $XDG_DATA_DIRS e depois o caminho anterior).
  • A taxa de amostragem máxima suportada (PA_RATE_MAX) foi aumentada para 768 kHz.

Por fim, vale destacar que os desenvolvedores do PulseAudio mencionam que o novo branch incluiu relativamente poucas melhorias além do fato de que o desenvolvimento do projeto desacelerou recentemente, já que a atenção principal da comunidade agora está voltada para o desenvolvimento de o servidor de mídia Pipewire, o gerenciador de sessão de áudio WirePlumber e projetos relacionados.

“Não deve ser surpresa que o desenvolvimento do PulseAudio tenha desacelerado consideravelmente. Esperamos continuar novos trabalhos importantes em PipeWire, WirePlumber e projetos relacionados. Existem alguns MRs abertos que poderíamos orientar para conclusão, notadamente algumas melhorias no UCM e _possivelmente_ suporte para fluxos compactados.”

“Ainda estamos disponíveis caso surja algum problema. Como libpulse ainda é a API recomendada para a maioria das aplicações de áudio, ela ainda é suportada. Há um trabalhoem celular em andamento no Pavucontrol que também tentaremos orientar. Os nossos recursos continuam limitados, pelo que a paciência dos contribuintes é muito apreciada.”

Mais detalhes sobre todas as mudanças a serem encontradas no PulseAudio 17 podem ser encontrados no Wiki do FreeDesktop.org.

Como instalar o PulseAudio

Os downloads de fontes do PulseAudio podem ser encontrados no GitHub.

Se sua distribuição ainda estiver usando o PulseAudio como sistema de som padrão ou em combinação com o PipeWire, você deve baixar e instalar o PulseAudio 17 através dos repositórios estáveis ​​da sua distribuição, assim que ela disponibilizar essa atualização.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.