A Purism anunciou que o PureOS Byzantium terá uma série de novos recursos e melhorias Confira o que vem por no sistema Linux do Librem 5.
O próximo grande lançamento do sistema operacional PureOS que acompanha o smartphone Librem 5 trará uma série de novos recursos e melhorias.
PureOS Byzantium terá uma série de novos recursos e melhorias
Com o codinome Byzantium, a nova versão do PureOS trará um punhado de novos aplicativos, além de ajustes na interface do usuário que permitem fazer coisas como ativar a rotação automática da tela, alternar WiFi, Bluetooth ou funcionalidade de celular ou alterar estilos de teclado.
E embora alguns desses recursos estejam provavelmente ligados ao hardware do smartphone de US$ 799 da Purism, é provável que alguns possam eventualmente encontrar seu caminho para outras distribuições Linux para outros telefones, porque a Purism é o desenvolvedor líder da interface de usuário Phosh que também está disponível para outros distribuições móveis de Linux, incluindo postmarketOS, Manjaro, Mobian, Arch, openSUSE e Fedora.
Aqui estão algumas das mudanças que ocorrerão no PureOS Byzantium para o Librem 5:
- Há uma nova caixa de diálogo de reinicialização/desligamento solicitando sua confirmação.
- Você pode ativar ou desativar as funções WiFi, Bluetooth e celular tocando em seus ícones no menu de configurações rápidas. Mantenha pressionado qualquer um desses ícones para abrir a página correspondente no aplicativo Configurações.
- A rotação automática da tela permite girar a tela 90, 180 ou 270 graus e você pode bloquear ou desbloquear a rotação automática.
- O teclado virtual agora oferece suporte a CSS personalizado para alterar as fontes, cores e outros elementos visuais.
- Também há suporte para diferentes layouts de teclado (você pode escolher entre diferentes idiomas ou alternar para um teclado específico de terminal ou um teclado emoji, por exemplo).
- A Purism também está adicionando suporte para placas sem fio M.2 adicionais para as pessoas que desejam trocar a placa.
A Purism também está trazendo alguns novos aplicativos para o PureOS Byzantium, incluindo um novo aplicativo de vídeo da web chamado Stream que permite pesquisar vídeos e visualizar os resultados em um ambiente simples, sem anúncios e comentários.
Você também pode salvar o áudio ou vídeo na pasta de músicas ou vídeos do seu telefone.
O aplicativo de câmera Megapixels da Martijn Braam, originalmente desenvolvido para o PinePhone, também está chegando ao PureOS Byzantium.
A Purism está trabalhando nos drivers da câmera e ajustando o aplicativo para aproveitar as vantagens do hardware da câmera do Librem 5 e @dos1 tem postado uma série de fotos #shotonlibrem5 no Twitter nas últimas semanas.
Se você percorrer a linha do tempo, verá que a qualidade da imagem está melhorando o tempo todo (embora a maioria ainda pareça melhor com um pouco de pós-processamento aplicado).
Você pode descobrir mais sobre o próximo lançamento do Byzantium no blog da Purism ou verificar o código-fonte disponível publicamente para as atualizações mais recentes do PureOS.