Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Python 2.7 chegou ao fim da vida após 20 anos de desenvolvimento

O projeto Python anunciou que o Python 2.7 chegou ao fim da vida após 20 anos de desenvolvimento. Confira como será a aposentadoria dessa versão.

Python é uma linguagem de programação interpretada de alto nível, cuja primeira versão do Python foi lançada em 1991.

Essa linguagem possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Atualmente, o Python alcançou a versão 3.7.x.

Python 2.7 chegou ao fim da vida após 20 anos de desenvolvimento

Desde 1º de janeiro de 2020, o Python 2.7 chegou oficialmente ao fim da vida útil e não receberá mais atualizações de segurança, correções de bugs ou outras melhorias.

Python 2.7 chegou ao fim da vida após 20 anos de desenvolvimento

Lançado em 2000, o Python 2.7 é usado por desenvolvedores, administradores e profissionais de segurança há 20 anos.

Embora o Python 3 tenha sido lançado em 2006, devido ao número de usuários que continuam usando o 2.7, a equipe do Python decidiu dar suporte aos dois ramos de desenvolvimento.

Originalmente prevista para ser aposentada em 2015, a equipe de desenvolvimento decidiu postergar essa meta para 2020.

Agora, para se concentrar no Python 3 e aumentar a velocidade de seu desenvolvimento e correções de bugs, a equipe de desenvolvimento desativou o Python 2.7 e recomenda que todos os usuários atualizem para o Python 3 para continuar recebendo atualizações importantes.

“Somos voluntários que elaboram e cuidam da linguagem de programação Python. Decidimos que 1º de janeiro de 2020 será o dia em que encerraremos o Python 2. Isso significa que não iremos melhorá-lo mais depois desse dia, mesmo que alguém encontra um problema de segurança. Você deve atualizar para o Python 3 o mais rápido possível.”

O projeto Python planeja lançar mais uma versão do Python 2.7 em abril de 2020, que será seu lançamento final. Esta versão incluirá correções de bugs e segurança que foram desenvolvidas em 2019 e possivelmente posteriores, conforme determinado pelo gerente de versão, para garantir a estabilidade da versão final.

Para aqueles que precisam do Python 2.7 e não desejam atualizar seus scripts ou aplicativos, podem mudar para o PyPy, que continuará a oferecer suporte ao Python 2.7 após 2020.

Isso, no entanto, pode não ser totalmente compatível, pois os desenvolvedores externos atualizam suas bibliotecas para dar suporte ao Python 3.

Distribuições Linux e o fim da vida do Python 2.7

À medida que o Python 2.7 chega ao fim da vida útil, as distribuições Linux também estão mudando a forma como continuarão a oferecer suporte à versão herdada do Python.
 
A maioria das distribuições segue a mesma prática de adicionar pacotes atualizados para dependências e bibliotecas que suportam o Python 3.x com o objetivo final de mudar para o Python 3 como a versão padrão.

Esse processo levará algum tempo, portanto o Python 2.7 continuará sendo oferecido.

Red Hat

A Red Hat declarou que, embora a Python Software Foundation (PSF) tenha se aposentado do Python 2.7, eles continuarão a suportá-lo durante o ciclo de vida normal do RHEL.

“Só porque o PSF considera o Python 2 ‘sem suporte’, não significa que o Python 2 seja ‘sem suporte’ no RHEL.”

Para o Red Hat Enterprise Linux 8, o pacote Python 2.7 será suportado até junho de 2024. Após essa data, a Red Hat recomendará que os usuários atualizem para o Python 3, mas os clientes podem continuar usando o 2.7 de maneira auto-suportada.

“Após essa data, os clientes são encorajados a atualizar para uma versão posterior do Python, como o Python 3. Os clientes também podem continuar com o Python 2.7 como auto-suportado sem o suporte oficial da Red Hat.”

Debian e Ubuntu

Tanto o Debian quanto o Ubuntu começaram a atualizar as bibliotecas do Python 2 para seus equivalentes do Python 3 na preparação do fim da vida útil do Python 2.7.

A partir do Debian Buster (10x) e do Ubuntu 18.04 LTS, o Python 3 é a versão padrão, mas o Python 2.7 ainda estará disponível para aqueles que desejam instalá-lo.

Fedora

Como as outras distribuições, o Fedora atualizou os pacotes Python 2 para os equivalentes do Python 3. No entanto, na versão atual do Fedora 31, o Python 3.6 é a versão padrão instalada.

O Python 2.7 ainda está disponível como um pacote instalável.

Kali Linux

Como o Ubuntu, o Kali Linux segue o exemplo do Debian e começou a adicionar suporte para pacotes atualizados para o Python 3.
 
Depois que todos os pacotes e dependências forem atualizados para o Python 3, o Kali removerá o Python 2.x.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo