Como instalar o Qdirstat no Linux e ficar de olho no espaço em disco

Como instalar o Qdirstat no Linux e ficar de olho no espaço em disco
Como instalar o Qdirstat no Linux e ficar de olho no espaço em disco

Se você quer ficar de olho no espaço em disco para não ser pego de surpresa, conheça e veja como instalar o Qdirstat no Linux.

Com tanta informação sendo salva no PC, rapidamente os discos rígidos podem ficar cheio. Por esse motivo, é uma boa ideia instalar uma ferramenta que permita analisar o uso do disco rígido para ajudá-lo a rastrear arquivos grandes e eliminá-los, se necessário.

Como instalar o Qdirstat no Linux e ficar de olho no espaço em disco

QDirStat é um programa que através da representação gráfica nos permite descobrir quais coisas estão ocupando o espaço livre do nosso disco, incluindo opções interessantes no caso de querermos fazer uma pequena limpeza nele.

Esse programa é o herdeiro do veterano KdirStat, mas ao contrário deste, não se arrasta mais as dependências do KDE, apenas das versões mais recentes da biblioteca Qt5.

Como instalar o Qdirstat no Linux e ficar de olho no espaço em disco

Este aplicativo está disponível nos repositórios da grande maioria das distribuições atuais do Linux, portanto, sua instalação é relativamente simples e essa ferramenta pode ser encontrada no gerenciador de pacotes/central de software de sua distribuição.

Da mesma forma, para aqueles que preferem, eles podem executar a instalação deste aplicativo a partir do terminal, executando os comandos indicados para sua distribuição Linux que eles estão usando.

Se você é um usuário do Debian, Ubuntu, Linux Mint, Elementary OS ou qualquer sistema derivado destes, você pode executar a instalação desta ferramenta com o seguinte comando:

sudo apt-get install qdirstat

No caso daqueles que são usuários do Arch Linux, Manjaro, Antergos ou qualquer sistema derivado do Arch Linux. Estes podem instalar o software diretamente dos repositórios do AUR, portanto devem ter um assistente como o Pacaur, e executar o comando abaixo.

pacaur -S qdirstat

Enquanto para aqueles que são usuários do CentOS, o RHEL, o Fedora e sistemas derivados destes podem instalar o aplicativo com o seguinte comando:

sudo yum install qdirstat -y

Se você é um usuário de qualquer versão do OpenSUSE, basta instalá-lo com o seguinte comando:

sudo zypper install qdirstat

Como usar?

Para começar a procurar por arquivos e pastas, eles devem executar o Qdirstat.

Assim que o programa for aberto, você poderá ver uma janela de seleção. O navegador de arquivos lista todos os diretórios que você pode acessar no sistema.

Olhe pela janela do navegador de arquivos e selecione a área que você deseja digitalizar. Para a maioria dos usuários, a pasta ideal para escolher é “home”.

É possível verificar outros discos rígidos, exceto aquele em que seu sistema operacional Linux está configurado.

Para fazer isso, você deve clicar na barra lateral esquerda no navegador de arquivos Qdirstat, localizar o disco rígido desejado e acessá-lo.

Quando o Qdirstat verifica uma pasta, um “Mapa da Árvore” aparecerá no lado esquerdo da janela.

Este Treemap é muito simples e fácil de navegar. No lado direito da tela, você verá um gráfico com vários quadrados em cores diferentes.

O gráfico de dados permite que os usuários vejam uma representação visual dos dados no diretório que eles verificaram.

Para ver um arquivo através do gráfico visual Qdir, clique em qualquer quadrado.

Selecionar um quadrado mostrará instantaneamente a localização exata dos dados no mapa da árvore à esquerda.

Alternativamente, você pode clicar com o botão direito do mouse em uma caixa de dados e clicar em “copiar URL” para obter sua localização no seu computador.

Para excluir um arquivo ou pasta no Qdirstat, visualize o seu Mapa de árvore e clique com o botão direito do mouse em um resultado de pesquisa e clique no botão “Excluir”.

Ao selecionar “excluir”, o arquivo será excluído do seu computador instantaneamente, para que não haja retorno.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile