QEMU 8.1 lançado com novo back-end de áudio PipeWire, e mais

E foi lançado o QEMU 8.1 com novo back-end de áudio PipeWire, e mais. Confira as novidades e veja como instalar esse emulador no Linux.

QEMU é um programa de código aberto que pode ser usado como emulador de máquina e virtualizador genérico. Ele pode emular um processador e, em geral, uma arquitetura diferente, se necessário.

QEMU permite que você execute um ou mais sistemas operacionais (e seus aplicativos) isoladamente através de hipervisores como KVM e Xen, ou simplesmente binário, no ambiente de um sistema operacional já instalado na máquina.

O QEMU permite virtualização sem emulação, se o sistema convidado usa o mesmo processador que o sistema host ou emula as arquiteturas dos processadores x86, ARM, PowerPC, Sparc, MIPS1.

Ele funciona nas plataformas x86, x64, PPC, Sparc, MIPS, ARM e nos sistemas operacionais Linux, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Mac OS X, Unix e Windows

Quando usado como um virtualizador, QEMU alcança perto de performances nativas, executando o código convidado diretamente na CPU hospedeira.

QEMU suporta a virtualização ao executar sob o hypervisor Xen ou usando o módulo do kernel KVM no Linux. Ao usar o KVM, QEMU pode virtualizar x86, servidor e embedded PowerPC, e S390 como convidado.

Agora, o QEMU 8.1 foi lançado como a versão mais recente desta importante peça da pilha de virtualização Linux de código aberto.

Novidades do QEMU 8.1

QEMU 8.1 lançado com novo back-end de áudio PipeWire, e mais
QEMU 8.1 lançado com novo back-end de áudio PipeWire, e mais

Os destaques do QEMU 8.1 incluem um novo backend de áudio PipeWire (-audiodev pipewire), juntamente com melhor saída de áudio e compatibilidade aprimorada para dispositivos de áudio.

Ele também melhora o suporte à migração ao vivo VFIO, que não é mais um recurso experimental nesta versão, e atualiza a interface gráfica do usuário GTK para suportar eventos multitoque.

Para ARM, QEMU 8.1 traz aceleração AES para processadores host, suporte MTE para convidados em máquinas virtuais KVM em hosts que suportam Memory Tagging Extension, suporte de emulação para o computador de placa única Banana Pi BPI-M2 Ultra (bpim2u) e a CPU Cortex Neoverse-V1 (neoverse-v1), bem como suporte para novos recursos de arquitetura para FEAT_PAN3 (SCTLR_ELx.EPAN), FEAT_LSE2 (Large System Extensions v2) e suporte experimental para FEAT_RME (Realm Management Extensions).

Para RISC-V, o QEMU 8.1 também traz aceleração AES para processadores host, junto com suporte de extensão ISA para BF16/Zfa, suporte de desmontagem para Zcm, Zinx, XVentanaCondOps e Xthead, suporte de emulação de CPU para Veyron V1, bem como numerosos Correções e aprimoramentos de KVM/emulação.

O suporte PowerPC também foi aprimorado com aceleração AES para processadores host, bem como suporte TCG SMT, permitindo que pseries e powernv sejam executados com até 8 threads por núcleo, suporte de emulação para o modelo de CPU Power9 DD2.2 e suporte de amostragem de desempenho para CPUs POWER.

Para a arquitetura IBM System/390, o QEMU 8.1 adiciona correções de emulação de instruções para LDER, LCBB, LOCFHR, MXDB, MXDBR, EPSW, MDEB, MDEBR, MVCRL, LRA, CKSM, CLM, ICM, MC, STIDP, EXECUTE e CLGEBR( A).

Para SPARC, há desempenho aprimorado para target/sparc com suporte para tcg_gen_lookup_and_goto_ptr(), e para TriCore há suporte de emulação para CPU TC37x que suporta instruções ISA v1.6.2 e emulação de instruções de POPCNT.W, LHA, CRC32L.W, CRC32.B , SHUFFLE, SYSCALL e DESATIVAR.

Por último, mas não menos importante, x86 obtém suporte de modelo de CPU para GraniteRapids, Hexagon obtém suporte gdbstub para HVX e novo suporte de instrução para escalar v68/v73 e v68/v69 HVX, e MIPS obtém suporte de emulação para CPUs Ingenic XBurstR1 e XBurstR2 e instruções MXU .

O suporte PCIe também foi atualizado no QEMU 8.1, que introduz novos comandos QMP para injetar eventos CXL General Media, eventos DRAM e eventos de módulo de memória.

Mais detalhes sobre as mudanças a serem encontradas com o QEMU 8.1 podem ser encontrados no Wiki do QEMU.org.

Como instalar ou atualizar

Para os interessados ​​em instalar esta nova versão, eles podem encontrá-la nos canais oficiais de sua distribuição Linux, já que o projeto tem uma grande popularidade. Basta usar o seu gerenciador de pacotes para instalar a partir de um terminal.

Essa versão do QEMU pode ser baixada em QEMU.org.

E para instalar a versão mais recente do QEMU nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o virtualizador QEMU no Linux via Snap
Como instalar o QEMU no Ubuntu e gerenciar ele com o Virt Manager
Como instalar o QEMU PowerPC no Linux via AppImage

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.