Qt 5.15 lançado com melhorias para o Qt Quick 3D e mais

Qt 5.15 lançado com melhorias para o Qt Quick 3D e mais
Qt 5.15 lançado com melhorias para o Qt Quick 3D e mais

E foi lançado o Qt 5.15 com melhorias para o Qt Quick 3D e várias outras alterações. Confira as novidades desse importante lançamento.

Os desenvolvedores do QT anunciaram o lançamento da nova versão de seu framework multiplataforma QT 5.15, na qual o mecanismo do navegador Qt WebEngine foi atualizado para a base de código do Chromium 80.

Para a comunidade, as atualizações 5.15 serão lançadas apenas até a formação da próxima versão significativa, ou seja, cerca de seis meses.

Em dezembro, a versão Qt 6 deverá ser lançada, na qual mudanças significativas na arquitetura são esperadas.

Para facilitar a transição futura para a filial do Qt 6, o Qt 5.15 inclui implementações preliminares de algumas inovações e avisos sobre o término iminente do suporte à funcionalidade de remoção no Qt 6.

Novidades da Qt 5.15

Qt 5.15 lançado com melhorias para o Qt Quick 3D e mais

Dentre os novos recursos adicionados nesta nova versão, destacam-se os do Qt Quick 3D, nos quais é mencionado o suporte para efeitos de pós-processamento, uma API C++ para controle de geometria, uma API para rotação baseada na classe QQuaternion e suporte para apontar fontes de luz.

Para avaliar os vários recursos do Qt Quick 3D, foi preparado um aplicativo de demonstração especial que mostra como alterar tipos e fontes de iluminação, usar modelos complexos, manipular texturas, materiais e suavizar.
 
Ao mesmo tempo, foi proposto o lançamento de um ambiente para projetar a interface do usuário do Qt Design Studio 1.5, que implementa o suporte total ao Qt Quick 3D.

Suporte completo é fornecido para o módulo Qt Quick 3D, do qual o sinal de desenvolvimento experimental foi removido. O Qt Quick 3D fornece uma API unificada para criar interfaces de usuário baseadas no Qt Quick que combinam gráficos 2D e 3D.

A nova API permite que você use QML para definir elementos da interface 3D sem usar o formato UIP.

No Qt Quick 3D para 2D e 3D, você pode usar um tempo de execução (Qt Quick), um layout de cena e um quadro de animação e usar o Qt Design Studio para o desenvolvimento da interface visual.

O módulo resolve problemas como altos custos indiretos, integrando o QML ao conteúdo do Qt 3D ou 3D Studio e fornece a capacidade de sincronizar animações e transformações no nível do quadro individual entre 2D e 3D.

O trabalho continuou na criação de uma API gráfica abstrata, independente da API 3D do sistema operacional.

Um componente-chave da nova pilha de gráficos Qt é um mecanismo de renderização de cena que usa a camada RHI (Rendering Hardware Interface) para permitir que os aplicativos Qt Quick funcionem não apenas com o OpenGL, mas também nas 3D Vulkan, Metal e Direct.

O suporte à decoração de janelas do lado do cliente (CSD) foi significativamente aprimorado, permitindo que o aplicativo defina seus próprios elementos de decoração de janelas e coloque conteúdo arbitrário no título da janela.

O módulo Qt Lottie foi estabilizado, fornecendo uma API avançada para QML que permite desenhar gráficos e animações exportados no formato JSON usando o plug-in Bodymovin no pacote Adobe After Effects.

Das outras alterações mencionadas nesta nova versão:

  • No Qt QML, o trabalho focado na preparação para o Qt 6.
  • O utilitário qmlformat foi adicionado, o que simplifica a formatação do código QML de acordo com as recomendações de estilo de codificação.
  • O suporte QML é fornecido com a edição Qt para microcontroladores.
  • O Qt Quick adiciona suporte ao espaço de cores ao elemento Imagem.
  • O Qt Quick Shapes adiciona um novo elemento PathText.
  • A propriedade cursorShape foi adicionada ao manipulador de ponteiro, através do qual você pode alterar a forma do cursor do mouse nos sistemas da área de trabalho.
  • O módulo Qt 3D aprimorou as ferramentas de criação de perfil e depuração.
  • O Qt Multimedia adiciona suporte para renderização em várias superfícies.
  • A Qt Network adicionou suporte para tempos limite personalizados e etiquetas de sessão no TLS 1.3 (Ticket de Sessão, permite retomar uma sessão sem salvar o estado no lado do servidor).

Se você quiser saber mais sobre isso, consulte a nota de lançamento desta nova versão, onde você também pode encontrar os links para download nos quais pode solicitar uma licença de avaliação gratuita (ela não inclui algumas funções).

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Elementary, Fedora, Gentoo, Kali, Kylin, Linux, Linux Mint, Mageia, Mandriva, Manjaro, Não categorizado, Notícias, Open Source, OpenMandriva, openSUSE, pclinuxos, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, slackware, Software livre, Solus, SUSE, Trisquel, Ubuntu, Zorin Marcado com , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile